Gol do Bahia, Gol de Biriba

Saulo Miguez

Biriba

Em partida válida pela Copa do Nordeste, o time do Esporte Clube Bahia homenageou os campeões nacionais de 1959. Os jogadores do presente entraram em campo com as camisas dos ídolos do passado. Nadinho, Leone, Henrique, Beto e Vicente, Flávio, Bombeiro e Marito, Alencar, Léo Briglia e Biriba, foi a escalação estampada no uniforme tricolor. A reverência trouxe resultado. O Bahia venceu o jogo e saiu de campo com a vaga assegurada para as semifinais do torneio.

Para o morador de Itapuã, seja ele torcedor, ou não, do Bahia, a vitória teve sabor especial. Afinal de contas, a classificação veio com gol de Biriba, ou melhor, gol do do Kiesa com a camisa do Biriba.

Armindo Avelino de Santana, o Biriba, entrou para a história como um dos maiores jogadores do clube. Junto com Marito, formou a histórica “dupla infernal” que devastou o Santos de Pelé e fez do Bahia o 1º campeão brasileiro. Nativo de Itapuã, Biriba iniciou a sua carreira nas areias do bairro. Apesar da fama e da possibilidade de migrar, ele não abandonou a sua terra natal.

A dedicação e senso de coletividade demonstradas em campo, notadas – por exemplo – no jogo contra o Vasco, quando atuou com a cabeça enfaixada, Biriba demonstrava também na sua vida. O ex-jogador defendia o desenvolvimento social do bairro através da prática esportiva e com muito afinco abraçou o trabalho do centro, que hoje carrega o seu nome, ajudando a transformar inúmeras vidas. E Biriba, mesmo após ter pendurado as chuteiras, seguiu fazendo gols e distribuindo alegria para o povo.

Next Post

Clínica em Itapuã sorteia limpeza de pele profunda

  A poluição e o uso constante de maquiagem e barba são fatores prejudiciais à saúde da pele, que podem obstruí-la e torna-la oleosa provocando cravos, espinhas e até mesmo inflamações. Diante disso, é essencial a adição de procedimentos profissionais de higiene para manter a boa saúde da pele. O […]