Itapuã ganha livro-catálogo sobre sua cultura visual; lançamento acontece amanhã (22)

Um dos bairros de maior destaque na capital baiana, Itapuã ganha amanhã (22), a partir das 18h30, na Casa da Música, no Abaeté, o livro-catálogo ‘A Cultura Visual de Itapuã’, em que são retratadas – através de textos e imagens – dados históricos que definem o local como um “museu a céu aberto”, de acordo com sua autora, Mônica Lemos Bitencourt. 

O exemplar, com 132 páginas, é fruto da tese de doutorado da professora e doutora em Ciência da Educação na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA), que teve como tema a ‘defesa da inserção da cultura local no desenho curricular das escolas públicas do bairro’. 

No documento constam informações que contribuíram para a memória, não só o bairro, mas com toda a secular história de Salvador, a exemplo da capela de São Francisco, construída no século XVI no Alto da Boa Vista, na antiga vila de pescadores. 

A publicação do livro-catálogo inaugura ainda a Editora Boa Ideia, com uma edição de luxo, bilíngue (português e espanhol) e que retrata as mais diversas manifestações culturais, artísticas, sacras, terreiros de candomblé, monumentos arquitetônicos, pinturas, grafites, esculturas, mosaicos, artesanatos e objetos do cotidiano. 

O evento de lançamento contará ainda com a participação musical das Ganhadeiras de Itapuã. Vale a pena conferir esse lançamento! Para maiores informações, os contatos são (71) 3017-3872 e através do e-mail: albenisio@yahoo.com.br

Next Post

Terceira etapa do Campeonato Baiano de Pesca Sub 2015-2016 acontece em Itapuã no sábado (23)

A Associação Baiana de Apneia e Pesca Subaquática (ABAPS) realiza no próximo sábado (23), a terceira etapa do Campeonato Baiano de Pesca Sub 2015-2016, na Praia de Itapuã. Anteriormente foi divulgado no Itapuã City que a etapa seria realizada no dia 16. No entanto, devido à condições climáticas não foi […]