IV Roda de Samba de Mulheres em Itapuã acontece no próximo dia 20

Redação

No dia 20 de julho, a partir das 17h, o Espaço Cultural Rumo do Vento recebe a IV edição da Roda de Samba de Mulheres em Itapuã. Dessa vez a homenageada será “Soninha do samba”, como ela mesma se denomina. Mulher a frente do seu tempo, guerreira, trabalhadora, funcionária pública, mãe solteira, que possui uma linda historia e vivência no meio do samba, iniciando sua carreira em 1982 junto ao saudoso Mestre Henrique em um grupo de samba junino. Também foi a primeira mulher fundadora do movimento “segunda sem lei”, da barraca raízes.

Primeira mulher no meio do samba a raspar o cabelo e assumir o visual que tinha vontade, desafiando os modelos de beleza que a sociedade imprimia, mantendo o mesmo penteado até hoje.

Aprendeu a tocar maraca com Jó Jegue e, posteriormente, com Flor, sendo sua marca nos eventos. Hoje está a frente do “Recanto da Soninha”, estabelecimento conhecido no bairro de Itapuã pelas lindas rodas de samba que realiza com a sua marca registrada que é o samba no gogó.

Na parede do seu bar há uma linda homenagem que faz a todos os seus amigos e Mestres, vivos e mortos, mostrando que a história merece ser vivificada, a memória fortalecida com o exercício diário do reconhecimento e gratidão.

 

Next Post

Ganhadeiras de Itapuã gravam DVD no Teatro Castro Alves

A celebração da história e do canto de mulheres negras. É o que será a gravação do DVD Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada, que acontecerá no Teatro Castro Alves, no dia 31 de julho, no Palco Principal do Teatro Castro Alves, às 20h horas. Será um […]