Karatê transforma jovens e adolescentes de Itapuã

karate

A ação beneficente realizada pela Associação Dorival Arte de Karatê – DO cria, desde 2004, novas oportunidades a crianças e adolescentes de Itapuã. A iniciativa surgiu quando o fundador da institução, na época, um porteiro desempregado, decidiu se dedicar totalmente ao caratê, que praticava desde a infância. Dorival Santos percebeu a necessidade de realizar um projeto educativo com esses jovens. “A ideia era afastá-los de qualquer influência que pudesse levá-los ao mundo das drogas e da violência. Comecei com cinco alunos e hoje temos 110”, afirma Dorival.

A bicampeã baiana de caratê, 2012-2013, Jessica Moreira (16), encontrou no esporte um caminho para a integração social. Jessica tem problemas mentais e de visão. Com as aulas, venceu barreiras e hoje incentiva outros jovens a conhecerem o esporte. “O meu maior exemplo é o mestre Dorival. Quero ser igual a ele, faixa preta de caratê, e continuar ganhando os campeonatos”, afirma a aluna da Associação.

A Dorival Arte de Karatê – DO funciona em uma sede improvisada, cedida pela Paróquia da Igreja Católica de Itapuã. Sem apoio do governo, ou iniciativa privada, são os pais dos alunos que contribuem financeiramente para a manutenção da Associação e com os custos de participação dos alunos nos campeonatos. “Alguns pais não têm condições de contribuir, então, outros se unem para que os alunos possam disputar títulos”, explica Dorival.

Os planos de construir uma sede própria estão parados por falta de recursos. O terreno já existe, porém, sem parcerias, não é possível iniciar a obra. “Já buscamos patrocínios, até a própria Federação Baiana de Karatê (FBK) procurou ajuda, mas até hoje não conseguimos apoio”, conclui esperançoso o Mestre de Karatê. A Associação Dorival Arte de Karatê – DO fica na rua KM 17, Itapuã.

Fonte: Camaçari Fatos e Fotos

Next Post

Prefeitura promete destravar licitação de obras da orla de Itapuã

A prefeitura de Salvador prometeu adiantar até o fim deste ano, cinco dos seis trechos da primeira etapa do projeto de revitalização da orla da capital baiana, ainda sem licitação lançada ou concluída. De acordo com a Coluna Satélite, do Correio, nesta segunda-feira (2), deve ser conhecida a empresa ganhadora […]