Lente de contato: prazer em conhecer

Redação

As lentes de contato são uma opção na correção das ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e tem por objetivo proporcionar uma melhor visão no dia-a-dia. Estão indicadas para as pessoas que não se sintam bem usando óculos, praticam atividades esportivas, além de serem utilizadas na reabilitação visual em casos de doenças, como por exemplo, ceratocone.

Podem ser feitas de diferentes materiais, e de maneira geral, dividem-se em lentes rígidas e gelatinosas, sendo estas últimas as mais utilizadas pela população. Apresentam algumas vantagens quando comparadas com os óculos, tais como:
 
– Maior campo visual, 
– Menor distorção e tamanho mais realista dos objetos,
– Eliminação dos óculos embaçados e dos pontos de pressão no nariz e nas orelhas. 

Importante salientar que a limpeza das lentes de contato é fundamental para evitar complicações que coloquem em risco o olho e a visão do usuário. É primordial que seja utilizado somente solução específica para a sua higienização. Soro Fisiológico não limpa a sujeira das lentes. Também não desinfeta e não remove proteínas. E NUNCA use água de torneira para enxaguar as lentes.

Adapte lentes de contato somente com o seu OFTALMOLOGISTA. Evite comprar as lentes diretamente em sites e ópticas. Além de não avaliarem se elas estão bem adaptadas, esse locais não contam com profissionais capazes de orientar os riscos e cuidados com as lentes, e bem como diagnosticar e tratar complicações decorrentes do seu uso.

O Oftalmologista é um médico especializado em cuidar da saúde dos seus olhos.

imagem-prontooftalmo

Next Post

Conheça os serviços oferecidos gratuitamente no Conselho Tutelar de Itapuã