Lomanto Junior sedia exposição interativa que retrata a história de Itapuã; dia 8

 

O Colégio Estadual Governador Lomanto Junior sedia a exposição interativa ‘Museu Didático Comunitário de Itapuã: a história de Itapuã está aqui’, na próxima terça-feira (8), no auditório principal da instituição, das 8h às 12h.

A ação é a culminância do projeto intitulado ‘História, Memória e Educomunicação para difusão dos Direitos Humanos: uma experiência de educação museológica no ensino da História’, que integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um programa institucional que desenvolve atividades pedagógicas na escola do bairro. De acordo com o supervisor do programa, Fernando Sestelo, a importância da iniciativa consiste em possibilitar o uso da memória preservada dos acervos didáticos comunitários.

“Como é o caso do Museu Didático Comunitário de Itapuã (MDCI), uma testemunha da história local entendida como forma de existência social nos seus diversos aspectos a fim de desenvolver habilidades no aluno por meio de uma perspectiva educacional diferenciada pelo viés da educação museológica. Neste sentido essa proposta de intervenção recaiu na utilização da memória do local contida no acervo do museu, depositado na unidade escolar. Tal escolha recaiu em função do pertencimento à história do bairro associando a representatividade que em princípio agrega interesse do sujeito à aprendizagem.”, classifica.

Ainda de acordo com Sestelo, os integrantes e participantes da atividade vão ter a oportunidade de preservar a memória local. “Trata-se de um instrumento de formação cidadã, um ato político e, por conseguinte transformador, conseguiremos entender e encontrar um significado para a ação museológica caracterizando-a como educativa e capaz de contribuir ao demonstrar a importância da preservação da história enquanto patrimônio, proporcionando ao aluno compreender, expressar e se perceber como agente transformador da sua realidade a partir do conhecimento da história do seu local, do seu bairro”, define.

O quê:  Exposição interativa ‘Museu Didático Comunitário de Itapuã: a história de Itapuã está aqui
Local / endereço: Colégio Estadual Governador Lomanto Junior / R. Prof. Souza Brito, s/n – Itapuã, Salvador – BA, 41640-380
Quando: 8 de novembro, das 8h às 12h.

lomanto

Next Post

Contagem regressiva para segunda edição do Arrastão Samba Noel

  Após o sucesso da primeira edição, o Arrastão Samba Noel de 2016 já tem data marcada: em 25 de dezembro as ruas de Itapuã, da Praça do Coreto até a Praça Dorival Caymmi, vão ser contagiadas pela energia e animação da festa, a partir das 18h. Apesar da comercialização […]