Manchas: tem jeito?

Camila Barreto

As manchas são um grande incômodo para todos, principalmente para as mulheres que são as mais acometidas. Elas podem ter diversas origens tais como: fatores hormonais, hereditariedade, exposição solar sem proteção ou com proteção inadequada.

A mancha surge como um sinal de que algo que está errado com a saúde da nossa pele. Uma grande causa é a exposição solar, uma vez que os raios UVA, UVB e o infravermelho são altamente lesivos a nossa epiderme e derme.

Assim, toda vez que nossa pele for agredida constantemente, ela passará a se defender produzindo um pigmento chamado melanina, como forma de proteger o DNA das células. Dessa forma, quanto mais exposta ao fator predisponente mais pigmento nossa pele irá produzir e mais manchada ficará.

Existem tratamentos bastante eficazes no clareamento das manchas, que visam devolver a saúde da pele como um todo, estimular a produção do colágeno, hidratar e promover a  descamação cutânea. Associado ao uso de peelings químicos podem ser algumas formas de resolução do problema. Atualmente as manchas podem ser tratadas de forma segura em qualquer época do ano.

É importante frisar que o tratamento da mancha exige paciência e manutenção pois a paciente precisa dar continuidade aos cuidados em casa, caso contrário, elas podem voltar. É preciso ter o problema controlado constantemente.

Vale destacar que passar o protetor solar todos os dias deve fazer parte da nossa rotina, pois além de prevenir o câncer de pele auxilia também na prevenção das manchas e do envelhecimento precoce.

O consultório da Silvana Lima Fisioterapia e Dermato Funcional, fica localizado na rua Beijupirá, 48, próximo à Vila Militar de Itapuã. O local é de fácil acesso e possui estacionamento. O telefone para agendamento é 3016-3286/9185-3467.

Fonte: Silvana Lima Fisioterapia e Dermato Funcional

Next Post

Praia da Poesia foi palco do futevôlei

Aconteceu no dia 07/02, na praia da Poesia, Rua J, o Iº Torneio de Futevôlei de Itapuã. Sem o apoio de patrocinadores, o evento contou com a participação de 11 duplas e foi organizado pelos próprios atletas, que contribuíram com o valor de R$ 20,00 por dupla para custeio das despesas. […]