Morador de Itapuã participa de livro que será lançado em homenagem a Dorival Caymmi

Convite

Como parte das homenagens ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi pelo seu centenário de nascimento, comemorado em 2014-2015, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) lança uma coletânea de artigos de pesquisadores de diversas instituições de todo o Brasil. Organizado pela professora Dra. Marilda Santanna (IHAC-UFBA-Pós cultura), e pelo jornalista Carlos Leal, o livro Cem anos de Dorival Caymmi: panoramas diverso terá lançamento no próximo dia 22 de abril, quarta-feira, às 18h, no Museu Rodin – Palacete das Artes, no bairro da Graça.

“O projeto presta uma justa homenagem a Dorival Caymmi no encerramento das comemorações do seu centenário,  registrando em livro uma compilação de  capítulos inéditos de oito pesquisadores que se debruçaram em pesquisar a vida e obra do artista em suas várias dimensões estéticas, culturais, musicais e históricas”, conta Marilda Santanna.

A organizadora conta que escrever um livro sobre Caymmi era um sonho antigo  e que queria realizá-lo no ano do seu centenário, mas, com sua  ida a Portugal em pós-doutorado, em 2013, além de estar longe, ficou mais difícil realizar este sonho por uma série de razões, ”O fato é que em conversa virtual com Stella Caymmi, neta de Dorival, veio a provocação: -Porque você não organiza um livro com autores que escreveram ou escrevem sobre Caymmi? Lançado o desafio, convidei  Carlos Leal,  jornalista e participante do Grupo Canto de cada canto (UfBa- CULT) coordenado por mim que aceitou o convite de imediato”.

Divulgação CaymmiMorador do bairro de Itapuã, tão cantado por Caymmi, Carlos  Leal, cujo artigo fala sobre a “preguiça baiana” a partir da obra de Caymmi e de que forma o artista fez uso desse termo para marcar seu diferencial, conta que também tinha esse desejo, mas faltava um incentivo, que veio com o convite de Marilda. “Já comecei a escrever outros textos sobre Caymmi, mas acho que assim como Caymmi, que chegou a passar 12 anos para terminar uma música, eles ainda estão sendo lapidados. Esse convite de Marilda e posteriormente a confirmação de grandes nomes, foi o grande incentivo para que eu me debruçasse sobre o tema”, diz.

No  livro encontra-se capítulos do jornalista e prof. Dr.Alberto Freire (Aquarela  no Pentágono: a construção da imagem na música de Dorival Caymmi), do prof. Dr. Da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) André Domingues (Bahia a Dois: consonâncias e dissonâncias na aliança entre Dorival Caymmi e Jorge Amado), do Jornalista Carlos Leal (Direito ao Ócio: Dorival Caymmi e a preguiça baiana)  da cantora e prof. Dra do IHAC-UFBA Marilda Santanna (Projeto Troféu Caymmi: usina de talentos), do Prof. Dr. da UNEB Marielson Carvalho (Nos Mares da Canção: a poética Caymmiana na Música Popular Brasileira), da Prof. Dra. da PUC-Rio Stella Caymmi ( Caymmi visita Tom), do Prof. Dr. da Escola de música da UFBA Paulo Costa Lima (Caymmi, meu Caymmi) e do doutorando em história pela UNICAMP  Vitor Queiroz (Canções praieiras).

Além do coquetel, o evento terá um sarau com participação de vários artistas, a exemplo de Claudia Cunha, Manuela Rodrigues, Jana Vasconcelos, Mônica San Galo, Neto Costa, Simone Mota, Marilda Santanna, Carlos Barros, dentre outros.

O Que? Coquetel de Lançamento do Livro Cem anos de Dorival Caymmi: panoramas diversos (EDUFBA)
Onde? Museu Rodin – Palacete das Artes
Quando? 22 de abril às 18h
Quanto? Entrada franca

Next Post

Secretaria Municipal de Saúde esclarece situação do 7º Centro de Itapuã

Na última terça-feira (14), o ItapuãCity publicou a matéria “7º Centro de Saúde enfrenta dificuldades“, relatando alguns problemas que vêm sendo enfrentados por moradores do bairro que utilizam o 7º Centro de Saúde José Mariane, unidade reinaugurada há pouco mais de um ano. Entre as reclamações da moradora Marli Menezes, […]