Moradores de Itapuã comemoram amanhã festa de São Tomé

sao-tome
Moradores na comemoração da festa de São Tomé

Moradores de Itapuã se reunirão amanhã (20) para realizar mais um ano a festa de São Tomé. O encontro começa a partir das 19 horas, quando moradores da rua Porto de Cima e Porto de Baixo, em Itapuã, se encontram nas imediações da Vila dos Sargentos e seguem  para o coqueiral de Piatã, no ponto Cruzeiro de São Tomé. Lá, cantam samba de roda, ciranda e acendem fogueira.

A comemoração é mais uma das manifestações culturais realizadas no bairro, e para participar basta se encontrar com o cortejo e contribuir com bolos, salgados, mingaus, frutas, etc.

Pegadas de São Tomé em Itapuã

pegada são tomé03
Pegada de São Tomé

A história de suas pegadas seguiu através dos séculos e é contadas até hoje. Reza lenda que antes mesmo dos portugueses terem chegado em solo brasileiro um homem branco já havia dado as caras em terras baianas. Sua presença foi tão marcante que os índios tupinambá que viviam na região deram a ele um status de divindade. O forasteiro passou a ser chamado de Deus Sumé, o Deus Branco que caminhava sobre as águas enquanto elas se abriam, como na história de Moisés.

Para quem nunca viu a pegada de São tomé, basta procurar um pequeno cruzeiro localizado entre as praias de Piatã e Jaguaribe. De lá, basta seguir em direção a areia da praia e logo vai encontrar a pedra marcada. O interessante é perceber o formato da sola do pé e os dedos escupidos na rocha. Seria esta uma modelagem feita pela mãe natureza ou foi uma ação realmente divina? De qualquer forma, lá está a famosa pedra esperando ser conhecida. Bom ressaltar que nos dias 20 de dezembro são comemorados a Festa de São Tomé, tradição que faz parte do calendário de festejos do nosso bairro.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

A corrente do bem

Há dois vídeos que estão fazendo sucesso na internet. Um se chama “A vida dá muitas voltas”  e o outro é intitulado “Doar”. No primeiro, as pessoas são tocadas por uma boa ação que alguém lhes fez e no segundo, uma produção tailandesa, um jovem devolve a boa ação recebida […]