Moradores de Itapuã festejam Terno de Reis nesta quinta (5)

Redação

Há 9 anos, por iniciativa da Professora Ronilda Araujo (Pró Nini), e moradores de Itapuã, a comunidade protagoniza uma das mais significativas ações de preservação da tradição do Terno de Reis. A celebração acontece nesta quinta-feira (5), tendo início às 20h, na Praça do Tamarineiro (Praça Geraldão – em frente a Coelba), e percorre algumas ruas do bairro, visitando casas e presépios.

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.

terno de reis
Foto: Ernandes Santos
Next Post

Prefeitura divulga informações sobre cadastramento de ambulantes para Lavagem de Itapuã

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) inicia no dia 13 de fevereiro o cadastramento para os ambulantes que desejam trabalhar na Lavagem de Itapuã. As regras estão definidas em portaria publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 5. De acordo com a prefeitura, não será permitido o uso de louças, vidros e […]
lavagem de itapuã