Nativa cria projeto inédito de revitalização para o Farol de Itapuã

3-Passar uma manhã em Itapuã
Perspectiva – Passar uma Tarde

Mais do que passar uma tarde em Itapuã, tão cantada por Vinicius de Moraes, a nativa Silvia Prosérpio sonhou com um local onde moradores e visitantes pudessem desfrutar a qualquer hora. Sua inquietação levou a elaborar um projeto arquitetônico inédito para a região do Farol de Itapuã, fruto do seu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura.

“Vendo essa área linda do Farol perto da praia e totalmente subutilizada, servindo para estacionamento de carros ou muitas vezes como ponto para festas com prostituição e drogas, identifiquei um potencial que existe no lugar como espaço público para a população de Itapuã”, diz.

4-Passar uma tarde em Itapuã
Perspectiva – Passar uma Tarde

A arquiteta propõe a transformação da região no que chama de parque linear. Nessa linha, o projeto contempla a criação de ciclovia, equipamentos de ginástica e apoio ao banhista como: fonte, chuveirão, lava-pés, bebedouro. O plano inclui também área de relaxamento, jardim, parque infantil, quadras poliesportivas, pista de skate, anfiteatro, bicicletário, restaurantes, memorial, bem como espaço para manifestações culturais.

5-Passar uma noite em Itapuã
Perspectiva – Passar uma Tarde

“Um local com ideia de transbordamento das atividades da praia e da rua, conformando um espaço público vivo, aspecto típico da rua, sem perder a tranquilidade, característica da praia. Um lugar onde se possa passar uma tarde, manhã e noite”, afirma Silvia.

6-Perspectiva Interna - Memorial de Itapuã
Perspectiva Interna – Memorial de Itapuã

Para chegar ao formato, Silvia conta que realizou estudos de paisagem urbana, conversou com moradores e grupos como a Juventude Itapuãzeira, buscou referências junto à entidades como a Fundação Mário Leal Ferreira. “O projeto foi elaborado e vinculado às necessidades do local, questões climáticas de Itapuã e Salvador. O foco do meu projeto é a população de Itapuã, o homem e a natureza”, completa.

Clique aqui e conheça o projeto arquitetônico da Silvia Prosérpio para o Farol de Itapuã.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Operação Verão notifica e apreende material irregular na Orla de Itapuã

Com o objetivo de garantir a ordem e a segurança dos soteropolitanos que frequentam as praias de Salvador, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensificou a fiscalização do comércio informal neste fim de semana, nas praias de Piatã, Farol de Itapuã e Stella Maris. Na chamada Operação Verão Praia […]