28 de novembro de 2020

“Caminho das águas doces de Itapuã” é tema de festival da escola de samba Unidos de Itapuã

Mais uma edição do festival de samba-enredo promovido pela Escola de Samba Unidos de Itapuã tem animado os compositores de toda a cidade. O concurso acontece no dia 29/11, às 12h00, no Alto da Bela Vista, em Itapuã. Para participar, os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 20/10 através do site http://www.unidosdeitapua.com.

É o segundo concurso de samba-enredo da escola no formato evento. Nos anos anteriores a 2014, os compositores eram convidados a compor, e assim a escola ganhou sambas como o de Seu Reginaldo de Itapuã, Tom Barreto e Marcos Bandolim.

Para este ano, a escola repete tradição dos festivais de samba-enredo, em evento aberto a todos os compositores e intérpretes. Como uma roda de samba de raiz, a disputa fica reduzida a um bem muito maior, que é a exaltação do samba e a confraternização coletiva.

escoladesamba

A Unidos de Itapuã

Desde 2007, o projeto cultural e social Escola de Samba Unidos de Itapuã agrega moradores do bairro entre crianças, mulheres e homens de todas as idades. Além de ritmistas em diferentes fases de formação, o coletivo reúne mestres populares e músicos de formação.

Sua trajetória garante participação no carnaval do Pelourinho e em shows, como o de Juliana Ribeiro, Barlavento e Bailinho de Quinta com a participação de Mariene de Castro, além, é claro, da Lavagem de Itapuã.

Valorização do samba, da cultura e de Itapuã e formação de jovens são os principais objetivos.

A escola, como o samba, é aberta a todos. Os ensaios acontecem em Itapuã nas noites de sexta-feira na Praça Dorival Caymmi.