O Santo das Causas Urgentes

coluna-pense-nisso

O sincretismo religioso é uma marca de Itapuã. No bairro são encontrados os mais variados credos, santos, entidades e manifestações de fé que se possa imaginar; e essa pluralidade faz do lugar uma região ecumênica que abraça a todos aqueles que buscam um conforto para o espírito.

Dentre as figuras religiosas representadas em Itapuã está o Santo das Causas Urgentes, Santo Expedito.

Não se sabe ao certo a origem e os caminhos percorridos por Expedito enquanto vivo, há teorias que sugerem que o seu nome derive da palavra “spedito”, que em italiano significa “rápido” – daí pode-se imaginar de onde vem o atendimento às causas urgentes. Outros estudos apontam também que “expeditus” correspondia a categoria de infantaria ligeira do exército romano, isso justificaria não só o nome como também as vestimentas utilizadas pelo santo nas suas imagens.

Origem à parte, Santo Expedito vem sendo venerado e recebendo homenagens em diversas igrejas e capelas espalhadas pelo mundo. Em Itapuã, encontramos o seu templo na Vila Militar do bairro, e isso a torna ainda mais importante, uma vez que a ali se concentra uma representação de poder do Estado que deve se aproximar da população, e estar este espaço aberto para o povo proporciona esse estreitamento de laços entre sociedade civil e forças armadas.

Segundo a tradição, Santo Expedito é protetor também dos comerciantes, estudantes e navegadores; e essas três “categorias” estão intimamente relacionadas com a história de Itapuã. Como bem sabemos, todo pescador de alto mar é também um navegador, e o bairro de Itapuã nasceu de uma colônia de pesca. Os comerciantes também ajudaram a fundar esse lugar através da Feira, e esta tornou-se um símbolo local. Quanto aos estudantes, sabemos que a eles devem ser dedicados todos os esforços para se construir um ambiente melhor, e contar com a bênção e proteção de um santo só tem a contribuir com isso.

Oração a santo Expedito:

Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.

Nós Vós pedimos, Senhor, que orienteis, com Vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que eles encontrem em Vós, seu princípio e sejam por intercessão de Santo Expedito levados com coragem, fidelidade e prontidão em tempo próprio e favorável, a bom e feliz fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

Next Post

Parede cai e atinge adolescente no bairro de Itapuã

Uma parede próxima a avenida Dorival Caymi desabou na tarde desta segunda-feira (25). Um adolescente de 12 anos que estava no local foi atingido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o posto policial do HGE, o jovem teve os braços e as pernas quebradas […]