Os serviços de lazer em Itapuã

boemia

coluna-perspectivas

Itapuã é um bairro que atrai uma grande leva de pessoas, sejam elas turistas, moradores de outros bairros ou até mesmo pessoas interessadas em morar neste belo pedaço de Salvador. Este é um bairro bastante famoso além de ser referência turística para os viajantes que vêm conhecer as magias e os mistérios da capital baiana. Mais do que isso, Itapuã é um pedaço do coração de Salvador, pois preserva, assim como o centro histórico, um pouco da baianidade que tanto cativa os turistas de todo mundo. Portanto, seu potencial de desenvolvimento dos serviços voltados ao lazer é bastante expressivo. Mesmo assim, este potencial é pouco explorado diante do universo de possibilidades que garantem a satisfação desta tão importante demanda.

Os serviços voltados ao lazer têm papel importante na economia de Salvador e Itapuã não está fora disso. A grande quantidade de pessoas que aproveitam as noites dos dias úteis e a folga finais de semana é imensa. Para tanto, os bairros precisam se adequar para satisfazer esta demanda. No caso de itapuã, esta é uma demanda crescente. Não só pela grande quantidade de turistas, mas também pelo boom populacional que o bairro vem se deparando nos últimos anos.

Infelizmente, os espaços de lazer do bairro ainda são restritos às proximidades de sua orla, destacando-se o entorno da Praça Dorival Caymmi e o sopé da ladeira do Abaeté, onde fica localizado o famoso acarajé da Cira. Os bares, os restaurantes e os quiosques são disputados pelos clientes que lotam estes lugares. Não demora muito para que o excedente de pessoas seja grande o suficiente para tornar desagradável uma área tão prazerosa. Em detrimento disso, as áreas mais distantes estão carentes de tais serviços, o que limita bastante as opções de escolha dos moradores. Em geral, nas ruas e nas praças do bairro, o que encontramos são apenas pequenos bares, botecos e vendedores ambulantes.

Descentralizar as opções de serviços de lazer é importante, além de ser bem vinda pela população. Uma boa alternativa é valorizar os espaços que proporciona um ambiente agradável e música de qualidade para que possa atrair uma grande quantidade de pessoas, moradoras Itapuã e de outros bairros da capital.   

Next Post

A pesca em Itapuã está chegando ao fim?

Pescar está cada vez mais difícil para os “filhos” dos fundadores de Itapuã. Os tempos de rede farta, boas vendas e nenhuma poluição estão ficando na lembrança dos pescadores de Itapuã, que se sentem esquecidos pelo poder público. “Não conheço um pescador que sobreviva somente da pesca. O governo deixou […]