5 de setembro de 2020

Itapuã está abandonada? Por quem?

itapua-4rodas

Após completar uma semana, desde a minha última publicação aqui na coluna (Orla de Itapuã: Área em reforma é tomada por carros nos finais de semana), venho um pouco mais feliz falar sobre os acontecimentos do nosso bairro. Ao visitar as obras da orla neste final de semana, percebi que houve fiscalização dos órgãos municipais para impedir o estacionamento de veículos no local onde está sendo realizada a intervenção. Precisamos continuar acompanhando o andamento, pois já perdemos muito com as mudanças que foram feitas às escuras no projeto, acredito que principalmente pela falta de acompanhamento da população.

É muito mais cômodo culpar a administração pública pela situação atual do nosso bairro, mas será que nós como moradores e nativos já nos perguntamos o que estamos fazendo à respeito? Qual é o nosso papel nesse processo quanto cidadão? Nosso dia a dia está cada vez mais repleto de atividades, mas garanto que se somarmos o mínimo do que cada um pode fazer, teremos um grande resultado final.

Lagoa do Abaeté

Um exemplo disso é a mobilização que os amigos do projeto Korin Nagô estão fazendo toda segunda-feira no Abaeté. Juntamente com a comunidade estão limpando a lagoa, que estava tomada pela planta Aguapé (mais conhecida como “Baronesa”), que impede a proliferação de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos. A ação tem ganhado cada vez mais repercussão, fazendo com que inclusive turistas que passeiam pelo local façam questão de participar.

Acredito muito na importância da nossa participação, principalmente pela carência de uma representação do bairro na hora de dialogar com os poderes públicos. São tantos grupos culturais, associações, líderes comunitários, por que será que não conseguimos? São tantas representações e ao mesmo tempo nenhuma, o que nos falta? Vejo algumas pessoas falarem em abandono do bairro, mas abandonado por quem?

eric-pereira-jaqson-souza-itapua
Na sexta-feira com o subprefeito Jaqson Souza

Bom, só sei que na última sexta-feira (16) à tarde fui convocado para uma reunião na Prefeitura-Bairro IV (Itapuã), e quando cheguei lá fui apresentado ao projeto “Ouvindo nosso bairro”, que acontecerá no dia 24, simultaneamente em diversas regiões de Itapuã. O projeto tem como finalidade absorver as demandas do bairro, e esperançoso que sou confirmei minha presença e já te faço um convite: Vamos também! Será o momento de expor a nossas críticas e sugestões de melhorias para Itapuã. Caso não possa comparecer você pode ajudar mesmo assim, comente aí embaixo com as suas solicitações que levarei para a reunião e darei um retorno na atualização da próxima coluna, na segunda que vem. Combinado?

Vamos fazer a nossa parte. Todos por Itapuã!
Abraços.