Prefeitura busca selo de qualidade internacional para praia de Itapuã

Redação

Além da praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, primeira do Norte e Nordeste a receber a certificação da Bandeira Azul, a prefeitura prevê a inclusão de outros três pontos de Salvador no selo: Stella Maris, Ipitanga e Itapuã.

Segundo o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, a primeira está em estágio mais avançado em relação a esse objetivo – o Bandeira Azul considera 34 critérios para certificação. “O governo do Estado faz o monitoramento das águas. Só que o Bandeira Azul exige um critério além do que o Inema avalia. Nós já fizemos a contratação dessa análise, que já está sendo feita há um ano – o Bandeira Azul pede pelo menos dois anos”, explica.

Apesar dos avanços, ainda faltam atender a “praticamente todos” os critérios determinados pelo programa para que Stella Maris receba o selo. “A praia ainda não foi requalificada, a praia está, digamos, sem nenhum tipo de infra[estrutura]. Balneabilidade está tranquilo, mas precisa ainda acessibilidade, tem que ter uma gestão mais comunitária, um diálogo com quem faz o comércio na areia”, cita o secretário.

A prefeitura busca recursos junto ao Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo para buscar a certificação das outras três praias.

Next Post

Novembro - 2016