Projeto Fala Negão leva entretenimento para jovens de Itapuã

Saulo Miguez

feito-sem-saber

Vinculado à ONG Feito Sem Saber, o projeto sociocultural Fala Negão atua há sete anos em comunidades carentes de Itapuã e outros bairros de Salvador e região metropolitana. Nascido e criado em Itapuã, o diretor geral do projeto, Alexsandro Campos, 33 anos, começou o trabalho com o propósito de transformar vidas. “Quero ver a mudança dos jovens, ocupar a mente deles, incentiva-los a não se envolverem com o crime”, conta.

Com sede na Baixa da Soronha, em Itapuã, o grupo leva às comunidades sem acesso à cultura apresentações teatrais, shows, além de prestar atendimentos de saúde e distribuir alimentos. As ações chega a reunir 1500 pessoas.

Após as primeiras apresentações em Itapuã, o coletivo recebeu convites para levar o trabalho para outros cantos da cidade. Desde então, o Fala Negão já se apresentou em São Cristóvão, no Bairro da Paz, em Portão – no município de Lauro de Freitas – e outras localidades.

Já tocou no rádio

O nome do projeto surgiu de um programa de rádio comandado por Alexsandro Campos. “Meu programa na Atual FM (extinta rádio comunitária) se chamava Fala Negão”, conta. Nesse programa Campos se dirigia às comunidades carentes em busca dos problemas e assim torna-los de conhecimento público.

fala negao

Apoio

O grupo conta com o apoio do Malê para realização das suas atividades. “O Malê nos cede a quadra para podermos fazer apresentações fechadas”, conta Alex. No entanto, o coletivo carece de outros suportes para manter o projeto. “Precisamos de ajuda para custeio das produções, fornecer lanche para os artistas, montar os figurinos. Então, esperamos contar com a ajuda de colaboradores”, completa.

Caminhadas e cavalgadas pela paz

O Fala Negão promove ainda manifestos de paz pelo bairro de Itapuã. A Caminhada da Paz acontece há cinco anos aos domingos de Páscoa; o grupo sai da quadra do Malê, passa pela Nova Brasília e retornando ao ponto de saída. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Projeto Fala Negão para adquirir a camisa. Há ainda a Cavalgada do Fala Negão, que acontece no dia 20/07, saindo do Abaeté no sentido Alameda da praia.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Em defesa do bairro, moradores e entidades criam o movimento "Todos por Itapuã"

Aconteceu ontem na sede do Malê Debalê a primeira reunião do movimento Todos Por Itapuã, uma iniciativa de entidades e moradores do bairro que tem por objetivo agregar aqueles que realizam ações em benefício de Itapuã. O encontro contou com a presença de ativistas culturais, incentivadores das práticas esportivas e […]