Só falta o povo

Posto da Vila Militar para atender à Lavagem de Itapuã. Fonte: Saulo Miguez

Quase tudo pronto para a lavagem. Tal qual acontece nos circuitos do carnaval, a paisagem de Itapuã também se transforma para receber a sua grande festa. Graças ao crescimento em números e atrações ao longo desses 110 anos, os festejos precisaram de adaptações que proporcionassem maior segurança aos seus participantes.

É difícil imaginar, por exemplo, que há mais de cem anos atrás houvesse a necessidade de cerca de um mês antes da lavagem já se iniciar a sua preparação. Hoje, todavia, isso é uma necessidade, caso contrário os postos de saúde, informação e segurança não ficariam prontos a tempo e a logística operacional ficaria comprometida. Logística essa que requer um grande contingente para acontecer.

Todo esse trabalho vem dando bons resultados. No ano passado, a Lavagem de Itapuã foi destaque pelo clima pacífico que transcorreu. Não ocorreram notificações graves e as imagens que ficaram na mídia foram de pessoas alegres e das baianas lavando as escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Agora, em 2015, certamente não será diferente.

No próximo dia 05, 600 policias militares farão a segurança dos foliões. De acordo com Comandante André Pereira Borges, esse ano serão instalados postos elevados de observação na Avenida Dorival Caymmi e unidades de comando entre Piatã e o Abaeté. Além disso, uma viatura será instalada na rotatória da Água Suja para inibir possíveis atos de violência. Assim, poderemos fazer dessa festa um momento de pura alegria e celebração.

 

Next Post

Festa dentro da festa: Villa Bahiana promove shows na Lavagem de Itapuã

A centenária Lavagem de Itapuã contará com uma novidade este ano para quem curte agito além do cortejo tradicional: é a Lavagem de Itapuã na Villa Bahiana. “A ideia é que aconteça uma festa dentro da festa. Atualmente não existe muitas opções de entretenimento, nem festas particulares, visto que também […]