‘Sotaque itapuãzeiro’ marca livro sobre bairro emblemático de Salvador

Redação

Pescadores, ganhadeiras e lavadeiras são alguns dos personagens entrevistados pela historiadora Tania Risério no livro A Voz de Itapuã (Edufba | 498 páginas | R$ 50), que será lançado nesta terça-feira (3/4), às 17h, na Reitoria da Ufba. A obra que celebra um dos bairros emblemáticos de Salvador faz parte do Projeto História dos Bairros de Salvador, desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A partir de entrevistas gravadas entre os anos de 1987 e 1991, a pesquisa da autora articula as narrativas de cada um dos entrevistados com o discurso identitário baseado na memória do grupo. “Um registro sobre, mas sobretudo desse próprio povo, expresso em sua própria voz, com sotaque itapuãzeiro único e inconfundível”, diz Carlos Ribeiro, que assina a orelha do livro.

Composto por trechos selecionados das entrevistas,  A Voz de Itapuã mistura entre literatura e história para narrar a memória desse bairro que inspirou canções emblemáticas de Dorival Caymmi (1914-2008). A transformação da antiga aldeia de pesca em um bairro de população densa “marcado pela precariedade econômica e social de seus habitantes e atormentado pela violência urbana” é um dos aspectos abordados no livro.

Serviço
O quê: lançamento livro A Voz de Itapuã (Edufba | 498 páginas | R$ 50)
Onde: Palácio da Reitoria – Ufba (Rua Augusto Viana, s/n, Canela)
Quando: Terça-feira (3/4), às 17h
Entrada gratuita

Next Post

Parte de Itapuã ficará sem energia a partir desta terça (3)

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) vai realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica para realização de serviços de melhoramento na rede de distribuição de energia elétrica, o órgão vai interromper o fornecimento de energia nos seguintes logradouros de Itapuã e áreas adjacentes: ITAPUÃ 03/04/2018 – TERÇA-FEIRA DE 09:00 […]