Vinte e três sanfoneiros vão tocar juntos em Itapuã homenageando Gonzagão

ITAPUÃCITY

A Casa da Música realiza na próxima quinta-feira(06), o 3° Itapuã Canta Gonzagão – 100 Anos do Rei do Baião. Homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, o público poderá participar gratuitamente do Cortejo Cultural ‘Um Axé pra Lua’ e da Exposição ‘De Lua pra Todos Nós’, no espaço da Secult/BA, em Itapuã. A entrada é gratuita.

Festa na Rua
O Cortejo Cultural tem concentração às 14h na Praça Dorival Caymmi, com saída às 16h, e é composto por três alas: Gonzagão, Januário e Gonzaguinha. As alas Gonzagão e Januário seguem o trajeto juntas, ao som do autêntico forró nordestino, enquanto a ala Gonzaguinha festeja ao som do samba. Nas duas alas de forró, estarão tocando 23 sanfoneiros dos melhores da nossa terra, formando a ‘Orquestra Sanfônica’.

Os grupos se encontram na Praça Rumo do Vento, em uma parada musical, e, reunidos, partem em direção ao Largo do Abaeté. Participam grupos artísticos e escolas da comunidade de Itapuã.

Encontro de músicos e artistas
Os grupos que participarão serão: Orquestra Sanfônica, Zabumbeiros, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Orquestra de Pandeiros Itapuã, Orquestra de Pifes, ABECC (Associação Bem Estar e Cultura Corporal), Viva Maria, As Ganhadeiras de Itapuã, Grupo de Teatro Griô, Grupo Ereoatá, Grupo de Poetas, Ballet Florita, Escola Lagoa do Abaeté, Escola Malê Debalê, Escola do Pescador, Escola Rotary.

Mostra e forró
Às 19h acontece a abertura da Exposição ‘De Lua pra Todos Nós’, e um grande forró. Nela, é possível entrar um pouco no Universo de Gonzagão, através das obras que mostram o cotidiano que vivenciou e influenciou o artista e seu legado. Fotografias, esculturas e objetos sobre o universo do povo sertanejo, peças cenográficas do espetáculo ‘O Voo da Asa Branca’, inspirado em sua vida, fazem parte do acervo.

A curadoria fica por responsabilidade de Joelito Modesto dos Reis e Miriam Rylands, que também assinam as obras juntamente aos artistas Gei Correia e Jorge Mutação.

3° Itapuã Canta Gonzagão
Quando – quinta, dia 06 de dezembro, a partir das 14h
Onde – Casa da Música (Cortejo Cultural com concentração na Praça Dorival Caymmi)
Realização – Secult/BA
Entrada Gratuita

Fonte: Ibahia

Next Post

Jovem de Itapuã vence Circuito Cyclone de Surf

Aos 16 anos, Jadson Santana é uma das revelações do surf baiano. Campeão invicto na categoria Iniciante do Circuito Cyclone Baiano de Surf Amador da Federação Baiana de Surf (FBS), encerrada nesse domingo (2/12), na praia do Sul, em Ilhéus, Jadson também levou o título estadual na categoria Mirim, com […]