Castramóvel segue atendendo gratuitamente em Itapuã com serviços de castração para cães e gatos

castramvel pb itapu fotos otavio santos secom pms 2048x1358
Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:

A Prefeitura de Salvador segue com o serviço gratuito de castração de cães e gatos no bairro de Itapuã, através do Castramóvel, unidade itinerante da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). A ação tem como objetivo garantir mais saúde e qualidade de vida para os animais, além de atuar diretamente no controle da superpopulação de pets na cidade.

Em Itapuã, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, no estacionamento da Prefeitura-Bairro Itapuã, localizado na Avenida Dorival Caymmi, nº 17. Simultaneamente, outra unidade está em funcionamento na sede da Guarda Civil Municipal de Salvador, na Avenida General San Martin, em Fazenda Grande do Retiro.

Como agendar?

O procedimento precisa ser agendado previamente pelo e-mail:
📧 agendamento.dipa@salvador.ba.gov.br
Ou ainda presencialmente na unidade.

A média de atendimentos é de 18 castrações por dia, com destaque para a grande demanda de felinos.

Documentação necessária:

Para realizar a castração, o tutor precisa apresentar:

  • RG e CPF
  • Cartão SUS
  • Comprovante de residência em Salvador
  • Cartão de vacinação do animal com antirrábica válida (último ano)

Requisitos para os animais:

  • Ter entre 6 meses e 5 anos de idade
  • Estar saudável e sem pulgas ou carrapatos
  • Estar em jejum de sólidos e líquidos por 8 horas
  • Gatos devem ser levados em caixa de transporte

No dia marcado, o animal passa por triagem com um veterinário. Caso esteja apto, o procedimento é realizado em seguida, com toda segurança e cuidado.

Benefícios da castração

De acordo com Amanda Moraes, diretora da Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal (Dipa), o procedimento previne doenças graves e promove mais qualidade de vida para os pets.

“A castração previne doenças como câncer de mama, infecção uterina (piometra), tumores no útero e ovários nas fêmeas, além de câncer de próstata e testículos nos machos. Também melhora o comportamento, evita fugas, reduz o abandono e ainda ajuda a prevenir zoonoses como esporotricose e leptospirose”, destacou Amanda.


📍 Atenção, tutores de Itapuã: aproveitem essa oportunidade para cuidar dos seus animais com amor, responsabilidade e prevenção!

Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos: