Espaços comerciais do Abaeté estão disponíveis para ocupação: confira como participar do edital

1002823753
Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:

O Parque Metropolitano do Abaeté, que teve a primeira etapa de sua requalificação entregue na última quarta-feira (03/09), segue dando novos passos para devolver vida, cultura e movimento ao espaço. Nesta quinta-feira (04), o Governo da Bahia, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), publicou no Diário Oficial do Estado o Edital de Chamamento Público nº 001/2025, que vai selecionar propostas para ocupação de 12 estabelecimentos comerciais no Centro de Atividades (CAT) da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté.

De acordo com o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, o chamamento público garante que a exploração comercial esteja em harmonia com a preservação ambiental:
“O edital foi estruturado para garantir que as atividades comerciais estejam alinhadas às diretrizes de conservação da APA. A permissão de uso estabelece critérios claros de funcionamento, assegurando a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, o fortalecimento do uso público qualificado dos espaços”, explicou.

Entre as atividades previstas para os novos espaços, estão: gastronomia, artesanato, produtos da agricultura familiar, artigos de matriz africana, vestuário de banho, além de lanchonetes, sorveterias, cafés e restaurantes. Alguns estabelecimentos também serão destinados à economia solidária, produtos religiosos e artigos de leitura.

Para a gestora do Parque do Abaeté, Aline Freitas, essa ocupação organizada será um marco de transformação para o bairro:
“Será uma soma da preservação com a dinamização cultural e econômica, porque além de os novos estabelecimentos trazerem mais vida ao ambiente, vai fortalecer a convivência da comunidade com o espaço e ampliar as oportunidades para quem visita e para quem trabalha no local”, destacou.

📌 Prazo e condições

  • A permissão de uso será de cinco anos, renovável por igual período.
  • O critério de seleção será a maior oferta mensal para o preço público estabelecido, que varia de R$ 442,48 a R$ 3.157,31, a depender do espaço pleiteado.
  • As propostas devem ser entregues até o dia 23 de setembro, às 9h30, na sede do Inema, no Centro Administrativo da Bahia.
  • No mesmo dia, às 10h, acontecerá uma sessão pública virtual para abertura das propostas.

Essa é uma oportunidade histórica para comerciantes, empreendedores e coletivos culturais que desejam se consolidar no coração de Itapuã, em um espaço símbolo de resistência, fé e cultura.

Confira o edital completo no site do Inema.

Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos: