Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
O bairro de Itapuã foi beneficiado com mais 100 casas reformadas através do programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, estiveram na localidade nesta sexta-feira (11) para a entrega de mais uma etapa da iniciativa, que já ocorreu na região pela terceira vez, totalizando 843 residências alcançadas com as melhorias habitacionais.
“Esse programa tem a capacidade de trazer dignidade. Nesses quase 10 anos em que o Morar Melhor existe, estamos chegando a 60 mil casas reformadas, preservando as famílias nas comunidades onde estão seus costumes, suas tradições, sua vizinhança. Porque há muitos programas que levam as famílias para um local distante de onde elas nasceram”, explicou Bruno Reis. “Uma marca dessa iniciativa é que as prioridades são elencadas pelas famílias. Elas que escolhem que obras serão feitas, no limite de até R$ 15 mil por cada habitação”, acrescentou.



O chefe do Executivo municipal visitou a casa da manicure Crislane Bacelar, 32 anos, uma das moradoras selecionadas em Itapuã. Antes do Morar Melhor ser concluído no local, a estrutura do imóvel dela era precária e sequer tinha banheiro. Além disso, o chão era de terra e também não havia reboco nas paredes, fora que o telhado infiltrava.
“Quando chovia, molhava tudo, e a água descia pela escada. Meu filho passava a madrugada recolhendo a água com balde e jogando pela janela”, relembra Crislane, que é mãe solo e vive com três filhos. Emocionada, a manicure lembra que conseguiu construir a própria casa após muito esforço. O lar, no entanto, só possuía dois cômodos: um quarto e uma sala.
“Comecei a construir, mas não consegui terminar. Tinha planos, claro, mas não sabia quando ia concluir as obras. Ter um banheiro, mesmo, é uma alegria. Antes, todos nós tínhamos que descer para a casa de minha mãe, que fica no andar de baixo, para tomar banho e fazer as demais necessidades. Agradeço muito à Prefeitura por tudo o que foi feito”, acrescentou.
O Morar Melhor ocorre em áreas urbanas com déficit construtivo, priorizando famílias com renda de até três salários mínimos, casas com mulheres chefes de família, idosos e pessoas com deficiência.
O titular da Seinfra, Luiz Carlos, ressaltou o impacto da iniciativa na vida dos soteropolitanos: “Muitas dessas pessoas selecionadas pelo programa trabalham duro e, mesmo com todo o esforço, elas não conseguem fazer uma melhoria, uma reforma no próprio lar. Ter uma casa insalubre, além de trazer problemas de saúde, prejudica a autoestima e a qualidade de vida. E o programa Morar Melhor é esse ‘veículo’ que faz com que a Prefeitura possa investir nas comunidades. É uma forma de chegarmos diretamente às residências e ajudar especialmente àqueles que mais precisam, como foi o caso de Crislane”, afirmou.