Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
A comunidade do Alto do Coqueirinho, em Itapuã, celebrou nesta segunda-feira (19) a entrega de mais 100 imóveis requalificados por meio do Morar Melhor, programa habitacional da Prefeitura de Salvador. Com essa nova etapa, o bairro já soma 400 residências reformadas pelo projeto, que tem como foco melhorar as condições de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Bruno Reis destacou a importância de uma casa digna para a melhoria da qualidade de vida da população. “Quando a gente mora melhor, trabalha melhor. As crianças têm mais condições de estudar. Não há nada mais sagrado do que o lar”, afirmou o gestor.

Um dos exemplos de vida transformada pelo programa é o da moradora Lindalva Conceição Rodrigues, de 55 anos, que vive há mais de 40 anos na comunidade. Mãe de 10 filhos e avó de 22 netos, ela conviveu por muito tempo com problemas estruturais graves em sua casa. A antiga cobertura do imóvel permitia a entrada de água durante as chuvas, causando perdas materiais e desconforto.
“Passei noites acordada com a casa molhada. Já perdi sofá, televisão, muita coisa por causa da pingueira”, relatou Lindalva, que trabalha vendendo pastéis no bairro. Agora, sua casa conta com um novo telhado, reboco nas paredes, pintura, portas e janelas trocadas, e um banheiro totalmente requalificado.
A filha de Lindalva, Rosa Lorena Rodrigues, de 27 anos, também celebrou a reforma: “Tentávamos ajudar minha mãe, mas nunca conseguíamos. Hoje, ela vai poder viver com mais conforto, qualidade de vida e dignidade”.

O prefeito destacou ainda que histórias como a de Dona Lindalva representam milhares de famílias soteropolitanas beneficiadas pelo programa. “Mudamos a vida dela sem mudar o endereço. Ela segue em sua comunidade, ao lado de vizinhos e amigos, mantendo suas raízes”, concluiu Bruno Reis.
O Morar Melhor completa 10 anos de atuação em 2025. Desde sua criação, mais de 55 mil imóveis já foram reformados. Entre as melhorias realizadas estão pintura, substituição de telhados, requalificação de banheiros e cozinhas, troca de instalações elétricas e revestimento de pisos e tetos. Só nos últimos três anos, mais de 21 mil casas receberam intervenções do programa.