Projeto de música africana chega a Itapuã com oficinas gratuitas de Mbira

screenshot 20250818 120856 drive
Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:

A Casa da Música, em Itapuã, será palco de uma experiência cultural única neste mês de agosto. O projeto Vivências em Músicas de Mbira, idealizado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimentos, encerra sua temporada com oficinas gratuitas abertas ao público.

As atividades em Itapuã acontecem de 22 a 24 de agosto, e estão abertas a qualquer pessoa a partir de 16 anos – mesmo que não possua experiência musical. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo perfil @mbira.brasil.

A mbira (pronuncia-se “imbira”) é um instrumento tradicional da África Austral, considerado um símbolo da cultura do povo Shona, no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique. Usada tanto em contextos espirituais quanto artísticos, ela pertence à família dos lamelofones (instrumentos de teclas metálicas) e é capaz de produzir sonoridades marcantes e profundas.

Durante três dias de oficina, os participantes terão a oportunidade de mergulhar nesse universo ancestral por meio de vivências práticas. O ciclo se encerra com uma apresentação aberta ao público e o sorteio de duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricadas artesanalmente em Maputo, Moçambique, especialmente para o projeto.

Esta edição marca o encerramento da segunda temporada do projeto, que já passou por Santo Amaro, Porto Seguro, Cachoeira, Alagoinhas e Feira de Santana. Em Salvador, além da Casa da Música, as oficinas também serão realizadas no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (Ceao), de 27 a 29 de agosto.

1002698853

Serviço – Vivências em Músicas de Mbira

📍 Casa da Música (Itapuã) – 22 a 24 de agosto
⏰ Sexta e sábado, das 14h às 17h | Domingo, às 15h30
📍 Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (Dois de Julho) – 27 a 29 de agosto
⏰ Quarta e quinta, das 14h às 17h | Sexta, às 15h30
💰 Acesso gratuito
ℹ️ Inscrições: @mbira.brasil

Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos: