TCE/BA leva educação cívica a estudantes de Itapuã em nova edição do “Ouvidoria vai à Escola”

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Cerca de 80 estudantes da Escola Lomanto Júnior, localizada no bairro de Itapuã, participaram, na manhã desta segunda-feira (22.09), de mais uma edição do projeto “Ouvidoria vai à Escola”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) que visa promover a participação social e o controle da aplicação de recursos públicos, além de estimular a formação cívica e a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

O projeto tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, garantir o direito de acesso à informação e fortalecer a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento do Tribunal de Contas e a importância do controle social. Durante a atividade, os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre o TCE/BA, conhecer o trabalho da Ouvidoria e discutir a relevância da participação da sociedade na fiscalização das contas públicas.

O auditor estadual de controle externo do TCE/BA Juvenal Alves Costa, integrante da equipe da Ouvidoria e responsável pela condução da edição desta segunda, destacou a receptividade e o engajamento dos estudantes. “A palestra foi muito bem realizada, com alunos atentos, solicitando informações sobre como funciona o Tribunal de Contas e o trabalho que é desenvolvido pelo órgão no exame das contas públicas. A participação social foi bem destacada pelos estudantes durante toda a atividade”, afirmou.

Para as estudantes da Escola Lomanto Júnior, participar do projeto foi uma experiência esclarecedora, pois trouxe informações importantes que não eram acessíveis no dia a dia da escola. Segundo a aluna Anaiara Fernandes, de 17 anos, a iniciativa ajudou a entender melhor o funcionamento dos poderes e da participação social. Já Letícia Nascimento, do 3º ano, comentou que a atividade permitiu compreender a importância de ter voz e saber onde recorrer quando surgem problemas ou dúvidas sobre direitos. “A palestra trouxe um esclarecimento necessário. Muitas vezes nos sentimos sem voz, sem saber onde reclamar ou exercer nossos direitos. O conteúdo foi essencial e precisamos de mais atividades como esta”, disse a estudante de 18 anos.

Na visão de Ashley Gabriele, de 15 anos, “a iniciativa da Ouvidoria foi muito necessária, porque muitos alunos nem sabem o que é um tribunal ou qual a função dos órgãos do Estado. Foi muito bom poder perguntar e entender melhor como funciona o controle social, o que podemos fazer e como resolver problemas na escola”, assegurou a aluna do 1º ano do ensino médio.

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