Água e areia escura

Compartilhe:

coluna-olhar-nativo

Quem nunca ouviu o trecho musical: ” O Abaeté é uma lagoa escura arrodeada de areia branca”? Infelizmente, a água da lagoa está cada vez mais escura e a areia já não é mais tão branca assim.

Porque os fatos supracitados se intensificam a cada dia ? A água da lagoa sempre foi escura, provavelmente, devido a riqueza de minerais presentes no ambiente. Porém, em dias atuais, a elevação da turbidez se deve ao lançamentos de efluentes líquidos (esgoto) e de resíduos sólidos (lixo), além da prática de atividades muito próximas as margens causando erosão das dunas. A medida que Itapuã foi sendo conhecida, foram expandindo-se loteamentos, ocupações irregulares causando devastação e degradação das dunas. Junto com exploração de areia das dunas, diversos elementos foram introduzidos ao ecossistema de dunas como flora e fauna não pertencente a esta área.

Quem não frequenta ou pouco frequenta não sabe que existe lançamento direto de esgoto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento. Este causa o aumento de nutrientes e poluição do ambiente. Você pode perguntar: O enriquecimento de nutrientes não é bom para os peixes? A resposta é não, pois o excesso de nutrientes causa a redução de oxigênio, logo o ambiente fica impróprio para espécies animais e vegetais que necessitam dele.

O que você pode fazer para melhorar este cenário:

* Não jogue lixo na água e/ou nas margens da lagoa, muito menos em qualquer outro lugar na natureza;

* Chame a atenção do poluidor;

* Evite praticar esportes ou atividades diversas próximo as marges da lagoa;

* Denuncie o lançamento de esgoto;

* Exerça sua cidadania.

Se você quer ajudar a revitalizar Itapuã pode juntar-se a @Juventude Itapuãzeira, mas também dá sua colaboração junto ao @ItapuãCity. Juntos somos mais. Lembre-se: “Uma andorinha só não faz verão.”

Foto antiga da Lagoa do Abeté
Foto antiga da Lagoa do Abeté
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *