Água e areia escura

coluna-olhar-nativo

Quem nunca ouviu o trecho musical: ” O Abaeté é uma lagoa escura arrodeada de areia branca”? Infelizmente, a água da lagoa está cada vez mais escura e a areia já não é mais tão branca assim.

Porque os fatos supracitados se intensificam a cada dia ? A água da lagoa sempre foi escura, provavelmente, devido a riqueza de minerais presentes no ambiente. Porém, em dias atuais, a elevação da turbidez se deve ao lançamentos de efluentes líquidos (esgoto) e de resíduos sólidos (lixo), além da prática de atividades muito próximas as margens causando erosão das dunas. A medida que Itapuã foi sendo conhecida, foram expandindo-se loteamentos, ocupações irregulares causando devastação e degradação das dunas. Junto com exploração de areia das dunas, diversos elementos foram introduzidos ao ecossistema de dunas como flora e fauna não pertencente a esta área.

Quem não frequenta ou pouco frequenta não sabe que existe lançamento direto de esgoto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento. Este causa o aumento de nutrientes e poluição do ambiente. Você pode perguntar: O enriquecimento de nutrientes não é bom para os peixes? A resposta é não, pois o excesso de nutrientes causa a redução de oxigênio, logo o ambiente fica impróprio para espécies animais e vegetais que necessitam dele.

O que você pode fazer para melhorar este cenário:

* Não jogue lixo na água e/ou nas margens da lagoa, muito menos em qualquer outro lugar na natureza;

* Chame a atenção do poluidor;

* Evite praticar esportes ou atividades diversas próximo as marges da lagoa;

* Denuncie o lançamento de esgoto;

* Exerça sua cidadania.

Se você quer ajudar a revitalizar Itapuã pode juntar-se a @Juventude Itapuãzeira, mas também dá sua colaboração junto ao @ItapuãCity. Juntos somos mais. Lembre-se: “Uma andorinha só não faz verão.”

Foto antiga da Lagoa do Abeté
Foto antiga da Lagoa do Abeté
Next Post

Nós, o mundo e as locadoras

  Em meio ao mundo repleto computadores, tablets, notebooks, Smartfones e tantas outras parafernálias ultramodernas, nem parece que há dez anos desfrutamos dos serviços prestados pelas famosas locadoras. Naquela época eram locadoras os verdadeiros oásis de lazer para nós seres humanos que junto a amigos, familiares, namorados, namoradas ou mesmo […]