As Ganhadeiras são selecionadas para representar Itapuã em concurso cultural entre bairros de Salvador

Redação

ganhadeiras

Uma verdadeira mistura de autenticidade e tradição foi a edição de Itapuã do Festival da música Ilimitada, que aconteceu na última segunda feira (16), na Casa da Música. As bandas Ganhadeiras de Itapuã, Tabuleiro Musiquim e Retro_Visor competiram para continuar na disputa do projeto. Nesta edição, quem levou a melhor foram as Ganhadeiras de Itapuã que com sua essência e formação de antigas lavadeiras da Lagoa do Abaeté, guardando na memória um saber ancestral encantaram o corpo de jurados presentes.

O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA. A selecionada desta etapa concorre com as bandas selecionadas dos outros bairros da capital baiana na grande final, que será realizada no Pelourinho.

As Ganhadeiras de Itapuã

As Ganhadeiras de Itapuã é composto, na sua essência, por antigas lavadeiras da Lagoa do Abaeté. À beira da lagoa, elas lavavam e nos intervalos havia batuques, sambas de roda, cantorias e contavam histórias. O grupo é composto por vinte e cinco jovens e senhoras, que exercem profissões diversas. Nas apresentações musicais ornamentam-se com roupas coloridas, pano da costa, torços e colares de sementes. É integrado, ainda, por oito músicos que tocam instrumentos de corda – violão, violino, viola, bandolim, cavaquinho, percussão, repique, atabaques, surdo, timbau, alfaia, tamborim, agogô, e sopro – flauta e pífanos – que se unem à sonoridade das vozes das Ganhadeiras de Itapuã, compondo uma música que grande parte tem autoria delas e de compositores de Itapuã, também reinterpretando temas clássicos sobre Itapuã e o mar.

Next Post

Centro esportivo de Itapuã oferece aulas gratuitas a crianças e jovens

Buscando o desenvolvimento social por intermédio da prática esportiva, o Centro Esportivo e Cultural Armindo Biriba, localizado na Rua da Ilha, em Itapuã, oferece à comunidade aulas de diversas modalidades esportivas. O projeto é aberto para público de todas as idades e gratuito para crianças e jovens de 5 a […]