Baleia com “filhote” se despede dos festejos de Itapuã

Um dos pontos mais marcantes do carnaval de Itapuã, a festa da Baleia, só contou com uma novidade este ano. A estrutura de madeira na forma do animal, desfilou pelas ruas itapuãzeiras acompanhada de seu “filhote”, uma réplica em tamanho menor.

baleia1

De acordo com o artista plástico e responsável pela alegoria Ives Quaglia, a ideia é para  lembrar que a costa baiana é reduto de acasalamento e reprodução da espécie. “As baleias buscam as águas mais quentes para a cópula e posteriomente nascimento dos filhotes”.

Vale destacar que a festa da Baleia foi criada durante o carnaval de 1987, com a ideia de resgatar a história de uma importante atividade econômica existente durante o século XIX e início do século XX em Itapuã: a extração do óleo de baleia. “Depois de capturadas, eram trazidas para cá para serem dissecadas para a produção do óleo que por sua vez, era exportado para a Europa. A finalidade era ser usado na iluminação e construção das casas”, diz Quaglia.

Desde então, a baleia abriu as festividades do carnaval de Itapuã no sábado (14) e fecha hoje, quarta-feira de Cinzas. Atualmente é feita de madeira, com cobertura de isopor, papel, cola, tinta e verniz. A cada ano a Baleia ganha “fantasia” o que gera ainda mais expectativas para quem curte o carnaval de Itapuã.

03042009_projeto_baleiar

No sábado (14/02) a Baleia percorreu pelas ruas de Itapuã e ficou instalada no Abaeté até domingo (15/02). “Vamos por dentro das ruas desfilando para a comunidade”, acrescenta o artista plástico. Na segunda-feira (16/02) a Baleia participou também da Mudança do Garcia. Já na quarta-feira de Cinzas (18/02), acontece o encerramento da festa com a participação de grupos culturais de Itapuã. A concentração do cortejo começa às 16h no Parque Metropolitano do Abaeté com destino a Sereia de Itapuã.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Encontro reúne músicos da Coréia do Sul, Espanha e Alemanha na Casa da Música

Fazer um caldeirão intercontinental é a ideia do encontro que será promovido pela Casa da Música, no próximo dia 19/02. Artistas da Coréia do Sul, Espanha e Alemanha vão compartilhar seus talentos com grupos culturais itapuãzeiros. “Buscamos construir pontes entre essas diversidades, fazendo um grande diálogo multicultural”, afirma o coordenador […]