5 de setembro de 2020

Barraqueiros de Itapuã protestam em frente à Prefeitura de Salvador

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.pO8AIhuZlx
Barraqueiros em Protesto.
Foto: Divulgação

No final da tarde de Sexta (4), cerca de 40 barraqueiros da orla fizeram manifestação silenciosa na frente da prefeitura de Salvador. O protesto ordeiro coordenado por Maristela Meneses, presidente da Associação de Defesa dos Interesses dos Consumidores do Estado da Bahia – ADIC tem o objetivo de chamar atenção do prefeito ACM Neto para a situação desses trabalhadores de praia que estão impedidos da batalha diária porque não receberam os Kits de equipamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas – Semop e assim ficam impedidos de trabalhar.

A Guerreira dos Barraqueiros, como é chamada disse que essas pessoas trabalhavam nas praias de Piatã, Jaguaribe, Itapuã, Stella Maris e Flamengo e não podem ficar desempregados. “ACM Neto distribuiu os kits sem qualquer tipo de critério, ficando de fora muitos que realmente atuavam nas praias”, ressalta. A presidente da ADIC acrescenta que o grupo está de acordo com a organização da cidade, mas que não pode ficar sem trabalhar, sem ter como levar o pão para casa e sem alternativa paradesenvolver outra atividade.

Membro do grupo e na mesma situação está Adilson dos Santos, 53 anos. Há 37 ele tira o sustento da família na praia de Placaford. Começou na atividade trabalhando na barraca da mãe, como ela está doente, o rapaz assumiu o controle e foi surpreendido com a determinação de não poder mais trabalhar no local. “Tive uma fratura na perna, sustento quatro pessoas e diante desse impedimento não tem como assumir meus compromissos”, afirma.

Na prefeitura, o grupo não foi recebido pelo prefeito, nem pelo chefe de gabinete, João Roma. Sensível a situação da categoria, a vereadora Tia Eron – PRB afirmou que vai dar o possível suporte a esses trabalhadores e também interceder por eles, junto a prefeitura. Nesta segunda-feira, um dos representantes dos barraqueiros volta a prefeitura para marcar audiência para às 16h desta terça.

Fonte: Bahia Já