Barraqueiros de Itapuã protestam em frente à Prefeitura de Salvador

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.pO8AIhuZlx
Barraqueiros em Protesto.
Foto: Divulgação

No final da tarde de Sexta (4), cerca de 40 barraqueiros da orla fizeram manifestação silenciosa na frente da prefeitura de Salvador. O protesto ordeiro coordenado por Maristela Meneses, presidente da Associação de Defesa dos Interesses dos Consumidores do Estado da Bahia – ADIC tem o objetivo de chamar atenção do prefeito ACM Neto para a situação desses trabalhadores de praia que estão impedidos da batalha diária porque não receberam os Kits de equipamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas – Semop e assim ficam impedidos de trabalhar.

A Guerreira dos Barraqueiros, como é chamada disse que essas pessoas trabalhavam nas praias de Piatã, Jaguaribe, Itapuã, Stella Maris e Flamengo e não podem ficar desempregados. “ACM Neto distribuiu os kits sem qualquer tipo de critério, ficando de fora muitos que realmente atuavam nas praias”, ressalta. A presidente da ADIC acrescenta que o grupo está de acordo com a organização da cidade, mas que não pode ficar sem trabalhar, sem ter como levar o pão para casa e sem alternativa paradesenvolver outra atividade.

Membro do grupo e na mesma situação está Adilson dos Santos, 53 anos. Há 37 ele tira o sustento da família na praia de Placaford. Começou na atividade trabalhando na barraca da mãe, como ela está doente, o rapaz assumiu o controle e foi surpreendido com a determinação de não poder mais trabalhar no local. “Tive uma fratura na perna, sustento quatro pessoas e diante desse impedimento não tem como assumir meus compromissos”, afirma.

Na prefeitura, o grupo não foi recebido pelo prefeito, nem pelo chefe de gabinete, João Roma. Sensível a situação da categoria, a vereadora Tia Eron – PRB afirmou que vai dar o possível suporte a esses trabalhadores e também interceder por eles, junto a prefeitura. Nesta segunda-feira, um dos representantes dos barraqueiros volta a prefeitura para marcar audiência para às 16h desta terça.

Fonte: Bahia Já

Next Post

Juventude Itapuãzeira debate requalificação da Orla e resgate da identidade

Jovens, moradores, entidades e representantes de órgãos públicos marcaram presença no III Encontro da Juventude Itapuãzeira, realizado na Casa da Música em Itapuã, no último dia 05 de abril. Na pauta do encontro foram discutidos os detalhes do projeto de requalificação da Orla de Itapuã, bem como a relação do […]