Bloco afro apresenta show gratuito pelo Boca da Brasa amanhã (28) em Itapuã

Itailuan Anjos

Um dos grandes defensores da cultura negra na Bahia estará no palco do projeto cultural Boca de Brasa no próximo domingo (28/9), o Malê Debalê.

O show será realizado durante a Mostra Pública de resultados das oficinas, que serão apresentados no caminhão-palco, localizado na Praça Dorival Caymmi, s/n, Itapuã. As apresentações serão iniciadas a partir das 17h.

Única entidade do movimento negro resistente há mais de três décadas no bairro de Itapuã, o Malê Debalê leva para o palco do Boca de Brasa toda magia das canções e danças afros que o tornaram um dos maiores grupos do estilo na Bahia.

Além disso, o grupo apresenta as novidades que levará para avenida no Carnaval 2015.

Antes do show, a mostra de resultados das oficinas por artistas locais serão apresentadas, sendo divididas em atuações individuais e em grupos artísticos no caminhão-palco, que é equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica.

O projeto Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos – FGM, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura do Estado da Bahia – Sedes.

Malê Debalê

Em 2014, o Malê Debalê completará 35 anos de história. Na ocasião, o Bloco estará enaltecendo sua trajetória de resistência e compromisso por uma sociedade mais ética, cidadã e igualitária.

Mais uma vez, o desfile carnavalesco marcará a culminância de um processo deflagrado em março de 1979, onde negros e negras ocuparam as areias do Abaeté, inovando no visual, no jeito de ser e no compromisso social.

Em 2002, a partir de convênios com a Secretária Municipal de Educação, o Malê Debalê passou a desenvolver ações nas escolas da rede de ensino. Em 2006, se deu a inauguração da Escola Municipal Malê Debalê, e mais uma vez inovações pedagógicas foram desenvolvidas e transformadas em um Projeto Político Pedagógico.

No mês de maio de 2013, o Bloco Afro Malê Debalê representou o Brasil no maior Festival de Jazz do Mundo, em New Orleans. Intitulado pelo jornal americano The New York Time como maior bloco de balé afro do mundo, o Malê de Balê completa 35 anos em 2014.

A escola foi fundada por moradores do bairro de Itapuã, que queriam organizar um bloco para desfilar no Carnaval de Salvador, e atualmente conta com cerca de 4 mil dançarinos.

Mostra Pública Boca de Brasa – Itapuã

Atrações: Malê Debalê e artistas locais
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: a partir das 17h
Local: Praça Dorival Caymmi
Entrada gratuita

Fonte: Tribuna da Bahia

Next Post

Juventude Itapuãzeira completa 1 ano de conquistas

Motivados pelas manifestações populares, que tomaram conta do país em meados do ano passado e pelo sentimento itapuãzeiro, moradores de Itapuã se juntaram com a ideia de dar continuidade ao momento histórico, em prol das demandas do bairro. Apostando na força dos jovens para realizar mudanças, foi realizado no dia […]