Juventude Itapuãzeira completa 1 ano de conquistas

Redação

Motivados pelas manifestações populares, que tomaram conta do país em meados do ano passado e pelo sentimento itapuãzeiro, moradores de Itapuã se juntaram com a ideia de dar continuidade ao momento histórico, em prol das demandas do bairro. Apostando na força dos jovens para realizar mudanças, foi realizado no dia 28 de setembro de 2013, um encontro com a presença de nativos e pessoas engajadas com a  comunidade. A ocasião rendeu debates produtivos, fazendo nascer assim a Juventude Itapuãzeira.

juventude-materiaA partir disso, os participantes passariam a fortalecer cada vez mais o vínculo com bairro, em contato com moradores, intermediando pedidos, participando dos acontecimentos e buscando soluções junto às representações do Governo. Foi assim que o movimento conseguiu atender solicitações como recapeamento asfáltico em algumas ruas, bem como realizou ações voltadas para a parte social, como o Aulão do Enem para jovens vestibulandos.

Não demorou muito para que outras pessoas se identificassem com o movimento e abraçassem as causas junto à Juventude. Logo, os encontros se multiplicaram em outras edições sendo, atualmente, a maior atividade do grupo.

Clique aqui e veja os Encontros da Juventude Itapuãzeira já realizados

A partir disso, outros avanços fortaleceriam ainda mais o grupo. Ao tomarem conhecimento do projeto da nova Orla de Itapuã, apresentado pela Prefeitura no primeiro semestre deste ano, os integrantes sentiram a necessidade de intervir. O movimento elaborou um documento com adequações para o plano apresentado, que para a surpresa do grupo, foi bem aceito, com a aprovação de quase todas as sugestões.

Vida longa à Juventude

Para o presidente da Juventude, Eric Pereira, há muito o que comemorar pelas intervenções que foram feitas no bairro de Itapuã. “Esse primeiro passo foi fundamental para descobrirmos que existem muitas pessoas com o mesmo sentimento de amor pelo bairro, principalmente entre os jovens. A intervenção na Orla ficou marcada nesse primeiro ano, pois conseguimos reunir a comunidade para discutir o projeto, e conseguimos virar modelo para as próximas ações da Prefeitura, nesse sentido pela cidade”, afirma.

“Este primeiro ano foi vitorioso, pois mostramos a capacidade da juventude em realizar ações concretas na comunidade. Itapuã possui uma grande quantidade de jovens com disposição para realizar grandes mudanças no bairro. Tem muito jovem cursando ensino Superior, se especializando em determinadas áreas do conhecimento e com vontade de pôr isso em prática. Essa foi a maior lição que aprendi ao longo deste primeiro ciclo da Juventude Itapuãzeira”, conta o professor e integrante da Juventude, Bruno Cardoso.

“Participar da Juventude é ter um desafio a cada momento. Sou feliz por fazer parte do grupo, onde estou aprendendo e lutando por vários ideiais”, diz o estudante e integrante do movimento, Michel Xavier.

“Passei a conhecer mais coisas sobre o meu bairro e dar mais importância às necessidades daqui”, reforça o estudante e integrante da Juventude, Itailuan dos Anjos.

“Através da Juventude, descobrimos pessoas de Itapuã com histórias bacanas e o nosso dia-a-dia”, declara Danilo Brandão, que também faz parte do grupo.

Para Eric, a Juventude terá vida longa em Itapuã. “Esse é o primeiro ano de muitos. Estamos com projetos legais para 2015. Queremos oficializar o grupo, pois ainda não temos documentação que nos reconheça enquanto grupo, não temos CNPJ, estatuto. A ideia é que a partir do registro, possamos criar convênios com outras entidades que possam nos auxiliar nas demandas. Estamos pensando em iniciativas esportivas, como campeonatos de futebol, entre outras novidades”.

Ele destaca ainda que o grupo está de braços abertos para quem queira participar e contribuir para uma Itapuã melhor. “Contamos com a comunidade para devolver à Itapuã o privilégio de ser lembrada por suas histórias, paisagens, peculiaridades e um bom lugar para se viver”, conclui Eric.

Comemoração

Para celebrar o primeiro aniversário do movimento, o grupo realizará um grande evento no próximo dia 3 de outubro, a partir das 19h30, na Villa Bahiana. O encontro contará com a participação de diversos grupos culturais de Itapuã, apresentações de jovens do bairro, além de homenagens.

Acompanhe a Juventude através da Fan Page no Facebook – www.facebook.com/JuventudeItapuazeira

Clique aqui e veja as ações no primeiro ano da Juventude Itapuãzeira

Clique aqui e confira algumas fotos da Juventude Itapuãzeira em 2013

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Colégio de Itapuã mobiliza alunos, professores e funcionários em projeto pela paz

Aproveitando a relevância dos já conhecidos movimentos Outubro Rosa – em prol da prevenção ao câncer de mama – e Novembro Azul – câncer de próstata – alunos, professores e funcionários do colégio Rotary em Itapuã, criaram o Setembro Branco, em alusão à paz. Durante o mês, os estudantes participaram […]