Cantar a cultura “praieira” é a marca do grupo Jangadeiros de Itapuã

jangadeiro
Foto: Jangadeiros em apresentação na praça Dorival Caymmi

Quem mora em Itapuã, provavelmente sabe que as noites de quarta-feira são mais animadas por causa dos batuques e cantos embalados pelos Jangadeiros. O grupo idealizado em 2005, pelo músico Ciro Júnior, o Cuca (39) é conhecido por promover o resgate das chamadas músicas itapuãzeiras – melodias enraizadas na cultura “praieira” e que também inspiraram as composições de Caymmi e Vinícius de Moraes em outros tempos.

“A maioria das pessoas que moram em Itapuã tem algum laço com a atividade pesqueira, geralmente são filhos e netos de pescadores. A partir dessa ligação, fomos adquirindo a herança dos cantos, das tradições. As músicas falam do mar, da pesca, da puxada de rede, das histórias”, explica Cuca.

E é numa roda de samba ao ar livre, mais precisamente na praça Dorival Caymmi, que os Jangadeiros mostram sua força, agitando quem praça por ali. Cuca lembra que o nome “Jangadeiros” está ligado também à tradição que utilizava a jangada como transporte para a pesca no passado. “Itapuã era ponto de parada dos jangadeiros que vinham do interior para comprar madeira em Valença, para construir as jangadas. Eles faziam viagens longas de dois a três dias e descansavam aqui”, afirma o músico.

Ele acrescenta que os encontros também servem para que os integrantes compartilhem histórias do bairro fazendo uma maior integração com Itapuã. “A ideia sempre foi dar continuidade as tradições que construíram Itapuã. Espero que os jovens se sintam estimulados a montarem grupos parecidos com o nosso”, finaliza Cuca.

Acesse a página https://www.facebook.com/jangadeiro.itapua.3 e confira algumas fotos e videos do grupo.

Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto

Next Post

Procon Móvel atende nesta Sexta-Feira (04) em Itapuã

Nesta sexta-feira (04), o PROCON-BA realiza atendimentos em Salvador, no bairro de Itapuã, localizado na Avenida Otávio Mangabeira, em frente ao Módulo Policial. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 17h. O projeto do Procon Móvel é resultado do convênio firmado entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) […]