Em protesto realizado pelos ambulantes ontem quarta-feira (2) pela manhã na praia de Itapuã, em Salvador, dezesseis sanitários químicos e dois toldos de proteção medindo 6x6m foram destruídos e queimados. O ato de vandalismo ocorreu durante protesto contra a operação de fiscalização e ordenamento realizada pela Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop) que visa apreender equipamentos irregulares e retirar ambulantes que atuam sem licença na orla.
De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, o prejuízo causado é de aproximadamente R$ 80 mil. “Eles tiveram 90 dias para se padronizar e auxílio com os equipamentos cedidos pelas cervejarias. Não podemos permitir que um pequeno grupo de pessoas queiram tumultuar e praticar vandalismo porque querem ocupar irregularmente o espaço público”, salientou a secretária. A Portaria 202/2013, que regulamenta o ordenamento na orla da cidade, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no final de 2013.
Além de Itapuã, a operação de fiscalização, que é permanente e vai ser intensificada, ocorreu na praia de Stella Mares. A ação contou com aproximadamente 35 agentes de fiscalização da Semop e com apoio de 40 homens da Guarda Municipal. Na operação realizada aproximadamente 640 equipamentos foram apreendidos.
Fonte: Grande Salvador