Nesta sexta-feira (05), a  Casa da Música de Itapuã (Parque Metropolitano do Abaeté) exibe a microssérie “AIUÊ :Escutando o sons dos Quilombos”, com as sonoridades presentes no cotidiano das comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana.

Totalmente gratuita, a programação começa às 14h,  com exibição da microssérie. Na sequência, haverá bate papo com a idealizadora do projeto e jornalista Donminique Azevedo, além de um dos diretores do filme Leo Rocha e do produtor musical Adrian Estrela.

Realizado pelo Coletivo Cacos, o projeto busca, por meio da sétima arte, colaborar para a preservação da memória sonora de comunidades quilombolas, além de visibilizar a agenda das comunidades. Além da microssérie com seis episódios, a iniciativa inclui ainda uma exposição fotográfica e um longa metragem documentário.

O projeto conta com a participação do cantor Lazzo Matumbi, que empresta  a voz à trilha e canta a música-tema do filme; e da socióloga e militante do Movimento Negro Vilma Reis.

EXPOSIÇÃO NA CASA DA MÚSICA

A exposição fotográfica “Aiuê: escutando os sons dos quilombos” chega à Casa da Música no dia 5 de abril, onde ficará em cartaz até 31 de maio. AIUÊ , em Kimbundo (língua da família banta), “AIUÊ” é também uma expressão de espanto, alegria, festa. Assim, partindo de uma abordagem etnográfica, linguística e musicológica, o documentário é uma experiência imersiva que revela as mais diversas expressões sonoras e musicais presentes em comunidades remanescentes de quilombos.