Casa da Música de Itapuã exibe “AIUÊ :Escutando o sons dos Quilombos”, com exposição

Redação

Nesta sexta-feira (05), a  Casa da Música de Itapuã (Parque Metropolitano do Abaeté) exibe a microssérie “AIUÊ :Escutando o sons dos Quilombos”, com as sonoridades presentes no cotidiano das comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana.

Totalmente gratuita, a programação começa às 14h,  com exibição da microssérie. Na sequência, haverá bate papo com a idealizadora do projeto e jornalista Donminique Azevedo, além de um dos diretores do filme Leo Rocha e do produtor musical Adrian Estrela.

Realizado pelo Coletivo Cacos, o projeto busca, por meio da sétima arte, colaborar para a preservação da memória sonora de comunidades quilombolas, além de visibilizar a agenda das comunidades. Além da microssérie com seis episódios, a iniciativa inclui ainda uma exposição fotográfica e um longa metragem documentário.

O projeto conta com a participação do cantor Lazzo Matumbi, que empresta  a voz à trilha e canta a música-tema do filme; e da socióloga e militante do Movimento Negro Vilma Reis.

EXPOSIÇÃO NA CASA DA MÚSICA

A exposição fotográfica “Aiuê: escutando os sons dos quilombos” chega à Casa da Música no dia 5 de abril, onde ficará em cartaz até 31 de maio. AIUÊ , em Kimbundo (língua da família banta), “AIUÊ” é também uma expressão de espanto, alegria, festa. Assim, partindo de uma abordagem etnográfica, linguística e musicológica, o documentário é uma experiência imersiva que revela as mais diversas expressões sonoras e musicais presentes em comunidades remanescentes de quilombos.

Next Post

Jorge Vercillo e Martha Suarez se casam em Itapuã

Jorge Vercillo e Martha Suarez estão oficialmente casados. Os dois subiram ao altar na noite de ontem (7) em uma cerimônia realizada em um hotel resort na praia de Itapuã, em Salvador, na Bahia. A noiva foi recebida ao som da voz do cantor, que dedicou uma canção para a […]