Importante símbolo da história do bairro de Itapuã, Dona Francisca Passos, apelidada carinhosamente de Dona Francisquinha, deixou um legado afetivo e cultural para comunidade que é lembrado todos os anos na data que marca seu nascimento. Desde a sua partida, em 2002, moradores e familiares realizam o “Sarau Mantendo a Tradição”, que terá edição especial no Sarau de Itapuã, ação realizada pela Casa da Música, espaço cultural administrado pela SecultBA, nesta segunda-feira (01), no Largo do Jenipapeiro, reduto onde vivia a matriarca.

A programação incluirá atividades de interação social, sensibilização cultural e participação cooperativa, como forma de mostrar aos moradores de Itapuã a história das diversas manifestações artísticas consagradas que saíram do bairro direto para a cultura popular brasileira.

Além das atividades programadas, artistas e grupos culturais de Itapuã vão ajudar na missão de homenagear Dona Francisquinha, junto com seus amigos e familiares e todo o público, que são convidados a assistir a vídeos que contam sobre a sua caminhada. “’Nos passos da Francisca, todos mantendo a tradição’, é um slogan do Grupo, que convida a todos a seguir os passos de Francisca Passos”.