Cinco candidatas de Itapuã disputam o título de rainha do Ilê Aiyê

Quinze mulheres disputam a coroa de rainha do Ilê Ayê 2015, título concedido a mais bela negra do grupo afro há 36 anos. Entre as finalistas do concurso Deusa do Ébano, cinco são nativas de Itapuã, que se preparam para a 36ª Noite da Beleza Negra, no próximo dia 24.

daiane-itapua-ileCandidata pelo segundo ano, Daiane de Souza (22) aposta na experiência que adquiriu em 2014 para este ano. “A participação no ano passado serviu como incentivo para melhorar minha postura e desenvolver a dança. Então, decidi aperfeiçoar minha apresentação, os conhecimentos e vou fazer de tudo para ser a vencedora em 2015”.

Para ela, o título será a concretização de um sonho. “Estou preparada para as responsabilidades à frente do Ilê como rainha. O Ilê me representa desde a infância. Foi através do grupo que aprendi a assumir minha negritude, meu cabelo black, minhas origens”, diz Daiane.

cecilia-itapua-ileCecília da Silva (24) saiu dos bastidores do concurso para concorrer a coroa. Ela atuou na produção do figurino das candidatas por quatro anos. Esta será a segunda vez que tentará o posto de Deusa do Ébano. A ligação com a moda e os bastidores é o segredo da itapuãzeira diante das concorrentes.

“Eu mesma criei a minha roupa do desfile, com um parceiro de criação. Tenho consciência de que representarei a mulher negra de Itapuã, da Liberdade, principalmente as que não tem oportunidade de serem valorizadas”, afirma. “Não é só um concurso em que a gente sobe no palco e dança. Recebemos orientações sobre a história do povo negro antes, com apostilas. Através do concurso podemos conhecer mais sobre nossa história”, enfatiza.

alexandra-itapua-ileJá Alexandra Amorim (33) é uma veterana em concursos de beleza negra. Ela foi eleita rainha do Malê Debalê em 2008 e tenta pela terceira vez o título de Deusa do Ébano. “Estou fazendo muitos ensaios. Tenho treinado bastante a resistência no palco, as técnicas de dança e a simpatia. Sei que terão várias meninas lindas concorrendo. O destaque para sábado será a roupa, a dança, a magia que deve transmitida aos jurados e a plateia. Esses requisitos eu tenho de sobra”, frisa.

As outras duas representantes itapuãzeiras, Cibele da Silva e Thamara Mendes não retornaram o contato do ItapuãCity.

                 thamara-itapua-ile cibele-itapua-ile

A final se divide em duas partes: primeiro acontece a apresentação coletiva, onde as candidatas usarão trajes do Ilê. Depois ocorre a apresentação individual, onde cada mulher desfila seu figurino e exibe suas habilidades na dança. Para esse ano, o tema do figurino será a Jamaica. Em seguida, os jurados escolherão as três melhores, com a colocação do primeiro, segundo e terceiro lugares. A vencedora será a rainha do bloco Ilê Aiyê e desfilará no Carnaval.

A 36ª Noite da Beleza Negra tem início às 21h, na Senzala do Barro Preto (Rua Curuzu, 228 – Liberdade). Entre as atrações que prometem animar a festa estão Band’ Aiyê, Lazzo Matumbi e Dr. Norris Weir.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Itapuãzeira leva a melhor e é a nova rainha do Ilê Aiyê

A professora de Educação Física e itapuãzeira Alexandra Amorim (33), venceu o concurso Deusa do Ébano e será a rainha do Carnaval 2015 do grupo afro Ilê Aiyê. O evento ocorreu no último sábado (24) em Salvador. Alexandra Amorim tentava pela quarta vez o posto de Deusa do Ébano. Ela […]