Culinária baiana

coluna-nutricao-e-saude

Quando se fala em alimentação saudável muitas pessoas associam sempre ao consumo de frutas e verduras mas esquecem que o consumo de arroz, feijão, aipim, frango também fazem parte de uma alimentação balanceada e saudável.

A culinária baiana é bastante rica, muitas vezes em alimentos gordurosos como o famoso acarajé, porém existem opções para o café da manhã por exemplo, que podem ser totalmente regional e bastante nutritiva. O cuscuz de milho  é rico em carboidratos, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B e E, e pode ser consumido com ovos, carnes magras e diversos temperos da nossa culinária, tudo para deixar essa preparação ainda mais saborosa, o conhecido aipim é rico em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo, cálcio e ferro e pode substituir o pão branco de todos os dias.

Um dos grandes problemas quando se fala em comida baiana é o modo de preparo, o feijão nosso de cada dia é um alimento bastante saudável porém o modo de preparo muitas vezes o torna um vilão para saúde. Escolha sempre temperar com bastante folhas, ervas e cortes de carnes magras evitando os embutidos (como calabresa ) e carnes salgadas.

Uma alimentação saudável é aquela que apresenta qualidade no preparo dos alimentos, oferece a quantidade adequada de todos os nutrientes, oferta os diversos grupos de alimentos como frutas, legumes, carnes, arroz, feijão e está adequada aos costumes  e região de cada individuo, por isso dá pra ser saudável se alimentando com alimentos típicos da Bahia, é importante apenas prestar atenção ao ao modo de preparo .

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Atrações esperam por você hoje em Itapuã