5 de setembro de 2020

Dentes soltos podem significar uma grave doença bucal

 

homem-com-mão-na-boca red

Já pensou se aquele sorriso bonito corresse o risco de desaparecer? Sim, desaparecer por conta da queda dos dentes. Um problema pouco conhecido mas bastante grave para a saúde bucal é a periodontite. Essa é uma doença causada por bactérias que afeta a gengiva e os ossos que seguram os dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo.

O problema pode se tornar um pesadelo, visto que o sorriso é o cartão-postal da pessoa. A periodontite não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência e é a principal causa de perda de dentes em adultos.

Tudo começa quando a placa bacteriana e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição óssea.

Os sintomas da periodontite incluem mau hálito; gengivas muito vermelhas ou arroxeadas; gengivas inchadas; sangramento da gengiva após escovar os dentes.

A periodontite também está relacionada com o fator familiar, diabetes, doença de Crohn, stress, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e gravidez.

O tratamento deve ser feito com um dentista, com o objetivo de estabilizar as perdas e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento do quadro periodontal.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos