Doeu quando acordou? Cuidado, pode ser bruxismo

Redação 2

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou sente dor de cabeça, cuidado. Pode ser bruxismo. O nome estranho é dado a uma desordem funcional, caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

Fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, podem estar ligados ao bruxismo. O problema pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Em casos mais graves, gera problemas ósseos na gengiva e articulação da mandíbula.

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

O tratamento apropriado para o bruxismo dependerá do que está causando o problema. Nesse caso, somente o dentista pode ajudar nesse diagnóstico. Por isso, há um procedimento individualizado para cada paciente. Um dos recursos usados, por exemplo, é o uso de placas orais moles (silicone) ou duras (acrílico) visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturas durante o sono.

Deixo aqui algumas recomendações que podem amenizar a disfunção:

* Consulte o dentista com regularidade;

* Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;

* Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;

* Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br
Fonte: OdontoMatos

Next Post

Lixo... de novo?!

Por mais repetitivo que possa parecer, nunca é demais falar do lixo em nossas praias. Há anos convivemos essa triste realidade que parece não mudar, apesar das inúmeras campanhas de conscientização, uma vez que nossas areias continuam encobertas por plásticos, latas de cerveja e outros resíduos que mancham o nosso […]