5 de setembro de 2020

Dorival Caymmi ganhará estátua de bronze em nova orla de Itapuã

dorivalUm dos primeiros compositores a exaltar as belezas de Itapuã, o cantor e compositor Dorival Caymmi, morto em  2008, vai ganhar uma homenagem no bairro que ajudou a tornar célebre com canções como A Lenda do Abaeté e Saudade de Itapoã. Uma estátua em tamanho real de Caymmi está sendo confeccionada pelo artista plástico Tatti Moreno.

A escultura, produzida em bronze, além de homenagear o centenário do cantor, também faz parte de um projeto de revitalização cultural de Itapuã. Depois de pronta, a obra ficará localizada na orla do bairro, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Gregório de Matos (FGM) e a Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). “Itapuã tem uma grande relação com Dorival Caymmi. É um bairro que traz a história de pescadores, de muita música e contemplação. Por isso a importância do projeto”, explica Tânia Scofield, presidente da FMLF.

A previsão é de que a confecção da obra, avaliada em R$ 115 mil, seja concluída até maio deste ano. De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, existem planos de dar continuidade ao projeto de valorização de artistas baianos e de ocupação da cidade. Segundo ele, o artista plástico e designer Ray Vianna é cotado para produzir a próxima escultura de uma personalidade cultural ainda não definida.

Fonte: Correio 24 Horas