FGM esclarece informações sobre monumentos da Sereia de Itapuã e Dorival Caymmi

Redação 4

Com o início das obras de requalificação da orla de Itapuã, monumentos históricos do bairro foram retirados do local para passarem por reforma. Entre as obras que serão revitalizadas estão o monumento da Sereia de Itapuã e o busto do cantor e compositor Dorival Caymmi.

Às vésperas da inauguração da nova orla do bairro, vários questionamentos relacionados ao assunto foram enviados para o portal, e o ItapuãCity entrou em contato com a Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura responsável pelos monumentos da cidade, para esclarecimentos das dúvidas. Confira:

1 – Os dois monumentos serão entregues no mesmo prazo de inauguração da orla (09/10)?

Os monumentos serão entregues na inauguração da orla. Está prevista a recolocação dos seguintes monumentos:
 Busto de Caymmi, da artista plástica Márcia Magno, que passou por intervenção de conservação;
Sereia de Itapuã, que foi recuperada pelo seu autor Mário Cravo Júnior;
Estátua de Caymmi, de autoria do artista Tati Moreno.

2 – Onde ficará localizada a estátua de Dorival Caymmi?

Na frente da Igreja de Itapuã, na nova calçada que dá acesso à orla.

3 – Além de requalificado, o monumento da sereia receberá algum destaque conforme foi informado durante a apresentação do projeto inicial?

A escultura da Sereia de Itapuã recebeu do autor cuidados especiais para garantir a autenticidade da peça e sua conservação por mais tempo.

4 – Na região de Piatã, também foi instalado um monumento parecido com o que fica localizado na orla da Rio Vermelho. Possui algum significado? Qual?

O monumento reserva linhas do artista Ray Vianna, também autor da obra intitulada “Odoyá”, implantada no Rio Vermelho. Não somos responsáveis pelo monumento instalado na região de Piatã.

Prefeito vistoria obras de requalificação da orla de Itapuã

Next Post

XII edição do Sarau da Praça acontece neste sábado (03)

O Sarau da Praça é um evento cultural que visa revitalizar a cultura Itapuã, um bairro de Salvador famoso por inspirar as canções de Dorival Caymmi e as poesias de Vinicius de Moraes. Nesta edição o evento recebe Jonga Lima, Júlio Caldas, Marcus Mendes e a banda Zé Bunitinho. O […]