Ganhadeiras de Itapuã são as vencedoras do Festival da Música Ilimitada

Ganhadeiras-de-Itapuã-são-as-vencedoras-do-Festival-da-Música-Ilimitada-800x400

Itapuã foi o polo vencedor do Festival da Música Ilimitada. A tradição e o carisma não só encantou o público, já que a atração foi escolhida na segunda fase por voto popular, mas também os jurados que deram às Ganhadeiras de Itapuã o título de vencedora da primeira edição do festival. Os Agentes, banda que empatou com a vencedora no gosto do público, conquistou o segundo lugar no evento. O terceiro lugar foi conquistado pela Preto Sábio. Os três primeiros colocados do festival serão contemplados com diversos prêmios para melhor gerenciamento de carreira.

Formado por nomes como Ana Mametto, Juliana Ribeiro, Juninho Costa, Peu Meurray e Fabricio Mota, o júri levou em consideração interpretação, qualificação técnica do grupo, mérito artístico, autoralidade, originalidade e performance de palco. O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FazCultura. O projeto teve a curadoria da Maquinário Produções e Direção Musical e Vince de Mira.

As Ganhadeiras de Itapuã

O grupo é composto, na sua essência, por antigas lavadeiras da Lagoa do Abaeté. À beira da lagoa, elas lavavam e nos intervalos havia batuques, sambas de roda, cantorias e relatos de histórias. O grupo é formado por vinte e cinco jovens e senhoras, que exercem profissões diversas. Nas apresentações musicais ornamentam-se com roupas coloridas, pano da costa, torços e colares desementes. É integrado, ainda, por oito músicos que tocam instrumentos de corda – violão, violino, viola, bandolim, cavaquinho, percussão, repique, atabaques, surdo, timbau, alfaia, tamborim, agogô, e sopro – flauta e pífanos – que se unem à sonoridade das vozes das Ganhadeiras de Itapuã, compondo uma música que grande parte tem autoria delas e de compositores de Itapuã, também reinterpretando temas clássicos sobre Itapuã e o mar.

Fonte: Aratu Online

Next Post

Grupo Viapalco se apresenta neste final de semana na Feira de Itapuã

A estreia foi fantástica e em plena Feira de São Joaquim. Agora é a vez da feira de Itapuã receber o Grupo de Teatro Viapalco, com o  Circocicleta, espetáculo que reúne palhaçaria e bicicletas excêntricas. A apresentação gratuita acontece no sábado, às 09h00, na Feira de Itapuã.  Aprovado no Edital […]