Infraestrutura garante conforto para a Lavagem de Itapuã

ITAPUÃCITY

O Bando Anunciador dá início às 2h da manhã desta quinta-feira (31) a uma das mais tradicionais festas populares de Salvador, a Lavagem de Itapuã. Para garantir o brilho dessa manifestação cultural de 108 anos, a prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), montou toda a infraestrutura para atender os baianos e turistas que vão homenagear Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Serão mais de 70 barracas, 70 banheiros químicos, 1.600 metros de fiação para reforço da iluminação pública, uma ambulância do Samu, além de um posto avançado da Polícia Civil e efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal, garantindo a segurança da festa. A Saltur também assegurou um aumento de 20% na ajuda de custo, através de convênio com a associação do bairro.

Segundo o secretário da Sedes, Guilherme Bellintani, é preciso valorizar as festas populares e garantir a infraestrutura para que ela funcione bem. “Nossa contribuição para a lavagem deste ano foi pequena. Mas logo após o carnaval estaremos colocando as festas populares em pauta para que possamos repensá-las e reorganizá-las”, informou.

Programação

A festa tem inicio às 2h da manhã ao som dos bandolins e violas do Bando Anunciador, percorrendo as principais ruas do bairro. Às 5h, é a vez da alvorada, com a tradicional queima de fogos na Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Em seguida, acontece a pré-lavagem das escadarias e o já tradicional café da manhã servido pelos filhos, sobrinhos e netos de dona Niçu, a idealizadora da festa.

A partir das 8h, começa a concentração do cortejo na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Restaurante Bali Coqueiral de Piatã, em direção à Praça Dorival Caymmi, com saída prevista para 10h, e a participação de baianas e de 26 entidades, entre afoxés, bandas de sopro e percussão, dando continuidade à parte lúdica da festa.

Fonte: Passeiaki.com

Next Post

Carnaval da desigualdade

Faltam sete dias para a maior festa de rua do mundo e para a Bahia se transformar – como canta Durval Lelys – no” world of Carnaval”. O carnaval baiano é com certeza o registro da da nossa cultura, e reúne diversas atrações nas ruas, praças e avenidas de Salvador. […]