Itapuã terá pontos para a coleta seletiva do lixo a partir de janeiro

Redação 2

O velho e recorrente problema do lixo em Itapuã vai ganhar uma alternativa sustentável, para amenizar o descarte inadequado e a agressão ao meio ambiente. O bairro será beneficiado com cinco pontos para a coleta seletiva, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2015. A novidade foi divulgada pelo secretário municipal da Cidade Sustentável, André Fraga e inclui no total, 100 pontos a serem instalados por toda a cidade.

Os ecopontos feitos de plástico estarão aptos a receberem resíduos secos como: papelão, garrafas pet, recipientes de vidro, papel, latinhas. Assim, o cidadão deverá se preocupar em separar o lixo orgânico dos resíduos secos antes de depositar no ponto de coleta seletiva.

A ideia é que as pessoas se dirijam até um ecoponto para descartar o lixo, em vez de deixar na porta de casa. Segundo o secretário, os contêineres estarão dispostos em locais de fácil acesso.

De acordo com Fraga, um único contêiner pode armazenar seis mil litros de lixo, o que pode chegar a seis toneladas de resíduos. Após a entrega voluntária, os resíduos serão recolhidos e encaminhados a uma das 18 cooperativas cadastradas na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Atualmente, apenas 1% das várias toneladas de lixo produzidas na cidade chega até as cooperativas, o que resulta em um baixo volume de reciclagem. Com o novo sistema, as associações poderão usar o caminhão da Limpurb e os resíduos chegarão diretamente às cooperativas, o que pode gerar mais renda e emprego para quem sobrevive da atividade.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Mulheres que amam demais podem buscar ajuda em Itapuã

Com o objetivo de recuperar mulheres da dependência de relacionamentos destrutivos e ensiná-las a se relacionarem de forma saudável consigo e com os outros, o grupo M.A.D.A (Mulheres que Amam Demais Anônimas), atua há 20 anos. A irmandade realiza reuniões semanais em vários cantos do Brasil e do mundo. Em […]