Jovem de Itapuã vira deputada federal por uma semana em Brasília

deputadaitapua1
Larissa Viana, aluna do colégio Lomanto Júnior foi deputada federal por uma semana

A criação de um projeto de lei, voltado para sustentabilidade nas escolas, levou a estudante do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, Larissa Viana (18), a experimentar a jornada de um deputado federal durante uma semana, em Brasília. A jovem representou o estado com outros cinco estudantes, na 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que ocorreu entre os dias 21 e 26 de setembro.

Única aluna da rede estadual, o projeto de Larissa dispõe sobre a criação do Selo Amigo do Meio Ambiente, um reconhecimento para as instituições escolares que desenvolvam atividades a partir do conceito de sustentabilidade. “Agir de forma sustentável é preservar e gerir os recursos como mesas e cadeiras, equipamentos de manutenção da escola, usando de forma durável”, conta.

Nessa linha, o texto menciona a criação de um observatório para fiscalizar o dia-a-dia da escola, no preparo da merenda, a maneira que a limpeza é executada, entre outros pontos. “Caso atenda aos requisitos, a escola recebe o Selo Amigo do Meio Ambiente”, completa Larissa.

O Parlamento Jovem Brasileiro escolhe estudantes de todo o país, através de processo seletivo, no qual cada aluno apresenta um projeto de lei de âmbito nacional, para que seja defendido durante a estadia dos jovens em Brasília. Simulando o processo parlamentar, os projetos tramitam por comissões e depois são levados ao plenário, para que sejam votados.

deputadaitapua2
Estudantes de todo Brasil participam do Parlamento Jovem Brasielro

O objetivo da iniciativa é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Para Larissa, a ida à Brasília ficará marcada. “Foi uma experiência muito boa que vou levar para minha vida”, diz. O projeto Selo Amigo do Meio Ambiente foi aprovado dentro da Comissão de Meio Ambiente e Agricultura e seguirá para a Plenária final.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Você conhece a Estrada Velha de Mussurunga?

  Eh… Itapuã está cheia de mistérios… Alguns deles, bem debaixo do nosso nariz. Digo isso porquê passei a vida toda transitando numa das mais importantes vias do bairro, sem realmente saber das curiosidades que marcaram a sua história. Estou me referindo a cordial Rua da Ilha, aquela do clube […]