Jovem de Itapuã vira deputada federal por uma semana em Brasília

Jovem de Itapuã vira deputada federal por uma semana em Brasília

deputadaitapua1
Larissa Viana, aluna do colégio Lomanto Júnior foi deputada federal por uma semana

A criação de um projeto de lei, voltado para sustentabilidade nas escolas, levou a estudante do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, Larissa Viana (18), a experimentar a jornada de um deputado federal durante uma semana, em Brasília. A jovem representou o estado com outros cinco estudantes, na 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, que ocorreu entre os dias 21 e 26 de setembro.

Única aluna da rede estadual, o projeto de Larissa dispõe sobre a criação do Selo Amigo do Meio Ambiente, um reconhecimento para as instituições escolares que desenvolvam atividades a partir do conceito de sustentabilidade. “Agir de forma sustentável é preservar e gerir os recursos como mesas e cadeiras, equipamentos de manutenção da escola, usando de forma durável”, conta.

Nessa linha, o texto menciona a criação de um observatório para fiscalizar o dia-a-dia da escola, no preparo da merenda, a maneira que a limpeza é executada, entre outros pontos. “Caso atenda aos requisitos, a escola recebe o Selo Amigo do Meio Ambiente”, completa Larissa.

O Parlamento Jovem Brasileiro escolhe estudantes de todo o país, através de processo seletivo, no qual cada aluno apresenta um projeto de lei de âmbito nacional, para que seja defendido durante a estadia dos jovens em Brasília. Simulando o processo parlamentar, os projetos tramitam por comissões e depois são levados ao plenário, para que sejam votados.

deputadaitapua2
Estudantes de todo Brasil participam do Parlamento Jovem Brasielro

O objetivo da iniciativa é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Para Larissa, a ida à Brasília ficará marcada. “Foi uma experiência muito boa que vou levar para minha vida”, diz. O projeto Selo Amigo do Meio Ambiente foi aprovado dentro da Comissão de Meio Ambiente e Agricultura e seguirá para a Plenária final.

Fonte: ItapuãCity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy