Lavagem de Itapuã: Bando Anunciador completa dez anos

Redação 4

bando-anunciador-itapua

E antes mesmo das baianas começarem a lavar os primeiros degraus da igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Bando Anunciador já acordou a comunidade para a festa mais tradicional de Itapuã. Todos os anos, na madrugada da Lavagem, o grupo sai pelas ruas do bairro ao som de bandolins, violas e outros instrumentos.

Embora a Lavagem seja uma festa centenária, o Bando Anunciador completa dez anos em 2015. No entanto, as primeiras manifestações, ainda nos primórdios da Lavagem, já aconteciam entre os nativos. Eles saíam as ruas na madrugada que antecede a festa batendo latas, panelas ou qualquer outro objeto que fizesse barulho, para despertar os moradores. Durante muito tempo esta foi a forma de anunciar o início dos festejos. Mas a tradição começou a se perder e ficou esquecida.

Foi então que em 2005, motivada por resgatar este ritual, a moradora Ronilda Araújo do Santos, fundou com alguns amigos o Bando Anunciador, para fazer a abertura da Lavagem Nativa. “Temos um grupo de vinte músicos. Desde então saímos às duas da manhã da rua onde eu moro. Usamos instrumentos de sopro, percussão, corda, banjo, tocamos marchinhas no percurso até chegar à igreja”.

Para o aniversário de dez anos do grupo, Ronilda adianta que a abertura para a Lavagem 2015 será em grande estilo. “Esse ano representantes de entidades e grupos de Itapuã homenagearão o bando. Teremos um figurino diferente para a comissão de frente. O cortejo do bando terá a participação dos grupos de capoeira, rezadeiras e ganhadeiras”, diz. “A Lavagem representa o resgate do povo nativo, das histórias de Itapuã”, completa.

O Bando Anunciador inicia seu cortejo na madrugada do dia 05 de fevereiro, com previsão de saída às duas da manhã da rua da Coelba, na praça Geraldão.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

110 anos

A alvorada anuncia o início do último festejo popular antes da maior das festas. Exatamente uma semana antes da quinta-feira de carnaval, a Lavagem de Itapuã marca a contagem regressiva para o maior festejo de rua do mundo. No entanto, anunciar a chegada de Momo não é o único mérito […]