22 de outubro de 2020

Alimentos X cáries

Quem não resiste a uma balinha colorida, salgadinho, biscoitinho recheado, sobremesa deve tomar cuidado para não desenvolver cáries. A maioria desses irresistíveis alimentos levam açúcar na composição e são inimigos de um sorriso saudável. Acontece que quando ingeridos, as bactérias da placa bacteriana liberam ácidos que favorecem o aparecimento das cáries.

Os ácidos deixam buracos ou cavidades. Se não for tratada de imediato, o problema pode levar à dor de dente, odor ruim e até mesmo perda total do dente afetado. Por isso, uma das melhores formas de prevenir a cárie dentária é evitar alimentos que têm alta concentração de açúcar.

Abaixo a lista com os principais alimentos que podem causar cavidades nos dentes:

Açúcar – açúcar branco, açúcar mascavo, xarope de milho e outros açúcares comerciais.

Doces e alimentos pegajosos – doces, chocolates, pudim, mel, sorvete, molhos doces,

Bebidas ácidas – cerveja, vinho, uísque, café.

Bebidas doces – refrigerante, licor, milk-shake, sucos.

Produtores refinados – farinha branca, farinha de trigo e outros grãos, como pão, bolos e biscoitos.

Vale destacar que a cárie é um problema de saúde causado pela dieta inadequada e desequilibrada junto com má higiene dental. Para prevenção é importante reduzir a quantidade de açúcar na dieta, dando preferência a uma dieta equilibrada. A escovação regular também é fundamental. A cada refeição não dispense o uso do fio dental para impedir o desenvolvimento da placa bacteriana. Fique livre das cáries!

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos