5 de setembro de 2020

Maternidade e tratamento do rio Xangô no Km17 são definidos por moradores de Itapuã como prioridade

Ao final do programa Ouvindo Nosso Bairro

Ao longo das últimas semanas, tenho discutido sobre a situação do bairro aqui com os leitores do ItapuãCity, que dedicam o seu precioso tempo para ler a minha coluna. De lá pra cá, assuntos como a reforma da orla e a participação popular no dia a dia do bairro, ganharam repercussão na grande mídia (clique aqui e confira), mostrando a relevância dos temas tratados.

Bom, rolaram muitos comentários nos meus últimos textos, e quero primeiramente agradecer pela participação de vocês. Conforme combinei, participei no sábado (24/01), pela manhã, do programa “Ouvindo Nosso Bairro”, realizado na Escola Municipal Lagoa do Abaeté pela prefeitura de Salvador.

Levei as demandas enviadas por vocês através de comentários, e conheci outras que foram apresentadas por colegas durante o encontro. Uma coisa ficou bastante clara, a sinergia entre os grupos na hora de definirem as obras prioritárias para Itapuã. Resolver a situação enfrentada pelos moradores do Km 17 foi unânime entre os participantes, que representavam diversas regiões do bairro.

Além desta, que consideramos prioridade, tínhamos o direito de escolher mais nove, o que nos deixou a vontade para citar também outras demandas, como: reforma do cemitério, iluminação em led em vias de grande circulação (foi citada a rua do colégio Lomanto Jr. como exemplo), construção de um teatro municipal, ordenamento do trânsito, ordenamento do comércio informal, construção de novas unidades de saúde da família no Km 17 e Nova Brasília, construção de uma creche no “Jacaré” (região próxima ao colégio Mascarenhas de Moraes), construção de quadras poliesportivas e reforma do Centro Esportivo Armindo Biriba (conhecido como Campo da Ilha).

Porém, além das 10 demandas sugeridas, os grupos deveriam chegar ao consenso escolhendo uma grande obra para o bairro, e novamente foi unânime a sugestão da construção de uma maternidade. Fiquei muito feliz com o resultado da manhã de trabalho, achei justas todas as demandas, e no final falei sobre a participação dos moradores também no ItapuãCity, para acompanhar o que vem sendo feito no bairro, para que inclusive possam sugerir novas iniciativas que beneficiem e valorizem Itapuã, que é o que mais queremos.

Agora é acompanhar o andamento desse trabalho realizado no sábado. Os representantes da prefeitura informaram que em breve disponibilizarão o resultado desse levantamento, e quando serão executadas as obras.

Vamos continuar na luta Itapuãzeiros. Todos por Itapuã! rs